O Guarani no cinema brasileiro: o olhar imigrante
Mots-clés :
Representações, gêneroRésumé
O Guarani, de José de Alencar,de 1857, transformado em ópera por Carlos Gomes em 1870 serviu de base para 8 filmes entre 1908 e 1926.Traçamos aqui o percurso cultural da apropriação cinematográfica d´O Guarani pelo diretor italiano Vittorio Capellaro. Como as construções românticas da nacionalidade cristalizadas na literatura e na ópera do século XIX são apropriados num film d´art, gênero em voga na Europa e nas telas brasileiras. Como Capellaro e seus atores, todos imigrantes, integraram o cinema europeu, sua encenação e dramaturgia, às representações e ao imaginário nacional e aos fazeres do nascente cinema brasileiro. E de que forma sua obra dialoga com a sociedade que a recebe.Metrics
Chargements des mesures ...
Téléchargements
Fichiers supplémentaires
Publié-e
2012-12-12
Numéro
Rubrique
Dossier Visualidades e visibilidades Parte 2:Cinemas
Licence
Os autores de artigos publicados mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons CC-BY, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado. Os autores concedem para GALÁxIA. Revista Interdisciplinar de Comunicação e Cultura o direito de primeira publicação.