O Guarani no cinema brasileiro: o olhar imigrante

Auteurs-es

  • Sheila Schvarzman Universidade Anhembi-Morumbi
  • Mirrah Ianez Curso de Cinema da Univesidade Anhembi Morumbi

Mots-clés :

Representações, gênero

Résumé

O Guarani, de José de Alencar,de 1857, transformado em ópera por Carlos Gomes em 1870 serviu de base para 8 filmes entre 1908 e 1926.Traçamos aqui o percurso cultural da apropriação cinematográfica d´O Guarani pelo diretor italiano Vittorio Capellaro. Como as construções românticas da nacionalidade cristalizadas na literatura e na ópera do século XIX são apropriados num film d´art, gênero em voga na Europa e nas telas brasileiras. Como Capellaro e seus atores, todos imigrantes, integraram o cinema europeu, sua encenação e dramaturgia, às representações e ao imaginário nacional e aos fazeres do nascente cinema brasileiro. E de que forma sua obra dialoga com a sociedade que a recebe.

Metrics

Chargements des mesures ...

Bibliographies de l'auteur-e

Sheila Schvarzman, Universidade Anhembi-Morumbi

Professora do Mestrado em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi. Pós doutora em Multimeios e doutora em História Social pela Unicamp

Mirrah Ianez, Curso de Cinema da Univesidade Anhembi Morumbi

Aluna do 6o. semestre de graduação em Cinema da Universidade Anhembi Morumbi. Faz trabalho de Iniciação Científica sobre "As Apropriações d´O Guarani no Cinema". Contribui nesse artigo com levantamento de documentação

Téléchargements

Publié-e

2012-12-12

Numéro

Rubrique

Dossier Visualidades e visibilidades Parte 2:Cinemas