À propos de cette revue

Políticas editoriais

Foco e escopo

Com epicentro na área de Comunicação, em interface com as demais áreas das Ciências Humanas e Sociais, a proposta editorial do periódico abriga confluências e conexões disciplinares com o objetivo de (1) compreender a produção, a circulação e a recepção dos sentidos/signos comunicacionais; (2) demonstrar a variedade das pesquisas na área da Comunicação, em termos de discursos, as práticas sociais e condições de interação, tecnológicas ou não; e, (3) a partir do diálogo e do confronto de diferentes pontos de vista, firmar soluções metodológicas num campo do saber cujas bases teóricas e epistemológicas encontram-se em densa discussão. Galáxia divulga papers que tratem principalmente de pesquisas da área de comunicação, de caráter teórico e crítico, coerentes com os propósitos do domínio de sua competência científica, preferencialmente com posicionamento como uma forma de intervenção. Em particular busca enfatizar as aproximações metodológicas dos objetos comunicacionais a partir de enfoques ligados às teorias da linguagem, significação e interpretação dos sentidos. Surgiu para compreender a produção e a circulação dos sentidos produzidos na sociedade da comunicação. O centramento nas linguagens da comunicação, das artes (aqui entendidas como processos comunicacionais) e dos sistemas da cultura é estratégia para o enfrentamento do movimento dos signos em sistemas cuja complexidade oscila numa escala móvel. Nesse sentido o periódico promove interfaces com sociologia e artes (cinema, videoarte, etc, mas sempre enfatizando a presença dos processos comunicacionais). Do ponto de vista da constituição do projeto editorial de Galáxia,há o bloco constante de artigos e o bloco de resenhas.

Breve histórico

A Revista GALÁxIA desde 2010 é um periódico em formato eletrônico com publicações em português, inglês e espanhol. Foi criada pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo no ano 2000 como ação decorrente do objetivo de consolidar suas Linhas de Pesquisa, promover intercâmbios com outros Programas e Instituições e contribuir para a consolidação do campo da Comunicação em interface com a cultura. Com a perspectiva de aprofundar as relações interinstitucionais e com o objetivo de tornar mais abrangente o processo de discussão editorial, em 2024 foi instituída parceria estratégica com o Programa de Pós-graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia da Universidade Federal do Pará e com o Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Paulista, renovando-se o Conselho Editorial Executivo e o Conselho Científico, que passou a contar com pesquisadores renomados, vinculados a Universidades tanto brasileiras quanto sul e norte americanas (Argentina, Chile, Colômbia, México e Estados Unidos da América), europeias (Áustria, França, Inglaterra e Portugal), asiáticas (Japão e China), africana (Nigéria) e oceaniense (Austrália). Atualmente são publicados quatro números por ano, constituídos de artigos, ensaios e resenhas inéditos redigidos por pesquisadores e/ou professores vinculados a instituições de ensino superior ou centros de pesquisa nacionais e internacionais. São recebidos artigos em fluxo contínuo e para números temáticos. Indexada no SciELO a partir de 2014, a revista adere às diretrizes éticas propostas pelo Committee on Publication Ethics (COPE), ao Código de Ética da American Educational Research Association, ao Código de Boas Práticas Científicas da FAPESP e às diretrizes editoriais estabelecidas pelo Council of Science Editors (CSE). Com o objetivo de acelerar o processo de comunicação e disponibilidade para leitura e citação, a partir de 2025 os artigos aprovados serão disponibilizados à leitura no formato de publicação contínua no SciELO e na medida em que são revisados, serão distribuídos nos quatro números anuais do periódico abertos até o fechamento de sua periodicidade. Com o encerramento da periodicidade do número, todos os artigos também serão publicados no Portal de Revistas Eletrônicas da PUC-SP. Em sintonia com as atuais e boas práticas de comunicação científica nacionais e internacionais, a Revista GALÁxIA iniciou o seu processo de adesão à Ciência Aberta.

Nossa Missão

A Revista GALÁxIA tem como Missão trazer a público os resultados de pesquisas advindas das ciências da comunicação, da cultura e das linguagens, em indispensável diálogo com as ciências da vida e com os desenvolvimentos tecnológicos dos meios, estimulando um olhar ecológico para os objetos da comunicação. Tal visão ecológica tem como pressuposto que toda interação, humana ou não, constitui ambiente de vínculos, desde aqueles do primeiro choro de um bebê até aqueles de um último suspiro da vida. 

A revista adere às diretrizes éticas propostas pelo Comitê de Ética em Publicação-   (COPE - https://publicationethics.org/), pelo Code of Ethics American Educational Research Association - https://cdn.ymaws.com/wera.site-ym.com/resource/resmgr/a_general/aera.pdf, pelo Código de Boas Práticas Científicas da FAPESP (http://www.fapesp.br/boaspraticas/), and pelo Council of Science Editors (CSE - https://www.councilscienceeditors.org/).

Please select English or Español on the right side vertical menu in order to view the Journal’s norms in these languages.

Políticas de seção

Entrevista | Interview

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Artigos | Articles

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas | Reviews

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificadoAvaliado pelos pares

Normas de publicação e critérios de peer review

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Errata

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Conformidade com o modelo de Ciência Aberta

A Revista GALÁxIA segue o modelo Gold Open Access.

A Ciência Aberta é um novo modo de formatar, projetar, gerir, comunicar e avaliar a pesquisa e sua comunicação, primando pela transparência dos processos e pela disponibilização dos elementos que fundamentam sua comunicação, tais como métodos, dados e programas de computador.

A adoção do modelo Ciência Aberta compreende:

1) A publicação de preprint como opção dos autores para o início formal da comunicação de sua pesquisa.

Preprints são textos científicos prontos para a submissão a um periódico que são depositados pelo autor em um servidor público antes ou em paralelo à submissão a uma revista específica. A pré-publicação proporciona a aceleração da comunicação de resultados de pesquisas, possibilita ao autor receber comentários dos leitores sobre seu estudo e realizar as modificações consideradas pertinentes.

Os autores que optarem pela publicação preprint e submissão posterior ou simultânea à Revista GALÁxIA devem: 

a) ter seu manuscrito depositado exclusivamente no servidor SciELO Preprints;

b) informar que o manuscrito está depositado no servidor de SciELO Preprints, o nome do artigo e sua URL no Formulário de Conformidade com a Ciência Aberta. Este documento deve ser a ser preenchido e anexado no ato da submissão como arquivo suplementar implicando na recusa da avaliação caso não seja encaminhado.

c) somente será admitida a submissão de artigos inéditos, salvo aqueles disponibilizados no repositório SciELO Preprints, não sendo aceita submissão simultânea, para avaliação, em outro periódico. Não são aceitos artigos já publicados em meio impressos ou eletrônicos.

 2)  Gestão transparente dos dados da pesquisa e disponibilização de códigos de programas e outros materiais subjacentes aos artigos.

A Revista GALÁxIA encoraja seus autores a disponibilizarem todos os conteúdos (dados, códigos de programa e outros materiais) subjacentes ao texto do manuscrito anteriormente ou no momento da publicação. Exceções são permitidas em casos de questões legais e éticas. O objetivo é facilitar a avaliação do manuscrito e, se aprovado, contribuir para a preservação e reuso dos conteúdos e das pesquisas.

As informações sobre a disponibilização (ou não) dos conteúdos subjacentes aos artigos submetidos devem constar no Formulário de Conformidade com a Ciência Aberta, seguindo as orientações constantes no item 1.b anteriormente apresentado.

3) Opções de abertura do processo de peer review que sejam aceitáveis pelos autores e/ou avaliadores.

Os autores poderão optar por um ou mais meios de abertura do processo de peer review oferecidos pelo periódico. As opções são:

a) a publicação ou não dos pareceres da avaliação de aprovação do manuscrito, caso o artigo submetido seja aceito para publicação;

b) a interação direta ou não com pareceristas responsáveis pela avaliação do manuscrito.

As opções do autor devem ser informadas no Formulário de Conformidade com a Ciência Aberta” seguindo as orientações constantes no item 1.b anteriormente apresentado.

Os avaliadores poderão optar por um ou mais meios de abertura do processo de peer review oferecidos pelo periódico. As opções são:

a) a publicação ou não dos pareceres da avaliação de aprovação do manuscrito, caso o artigo submetido seja aceito para publicação;

b) a interação direta ou não com o autor do artigo em avaliação.

Os avaliadores devem informar sobre suas opções ao receberem a solicitação de avaliação de um determinado artigo.

Preprints

Preprints são textos científicos prontos para a submissão a um periódico que são depositados pelo autor em um servidor público antes ou em paralelo à submissão a uma revista específica. A pré-publicação proporciona a aceleração da comunicação de resultados de pesquisas, possibilita ao autor receber comentários dos leitores sobre seu estudo e realizar as modificações consideradas pertinentes. Os autores que optarem pela publicação preprint e submissão posterior ou simultânea à Revista GALÁxIA devem: 

  1. a) ter seu manuscrito depositado exclusivamente no servidor SciELO Preprints
  2. b) informar que o manuscrito está depositado no servidor de SciELO Preprints, o nome do artigo e sua URL no Formulário de Conformidade com a Ciência Aberta. Este documento deve ser a ser preenchido e anexado no ato da submissão como arquivo suplementar implicando na recusa da avaliação caso não seja encaminhado.
  3. c) somente será admitida a submissão de artigos originais, salvo aqueles disponibilizados no repositório SciELO Preprints, não sendo aceita submissão simultânea, para avaliação, em outro periódico. Não são aceitos artigos já publicados em meio impressos ou eletrônicos.

Processo de avaliação por pares

Todos os trabalhos, enviados de acordo com as normas, serão submetidos à avaliação de dois pareceristas, membros do Conselho Editorial, que serão assessorados, quando necessário, por pareceristas ad hoc. Em caso de divergência na avaliação, um terceiro parecerista será solicitado. Depois da análise, cópias dos pareceres serão encaminhadas aos autores, juntamente com instruções para modificações, quando for o caso. Os trabalhos que não se enquadrarem nas normas da revista serão devolvidos aos autores. Dados e conceitos emitidos nos trabalhos, bem como a exatidão das referências bibliográficas, são de inteira responsabilidade dos autores. A avaliação duplo-cega é seguida para todos os artigos, incluindo os preprints. A avaliação aberta é adotada somente quando autor e avaliador explicitarem o desejo de interação direta. O autor deve informar sua opção no Formulário de Conformidade com a Ciência Aberta (Documento Suplementar, SEM O QUAL O ARTIGO NÃO SERÁ AVALIADO). O avaliador deve informar sua opção quando indicar sua disponibilidade para avaliação.

Política de acesso livre

A Revista GALÁxIA encoraja seus autores a disponibilizarem todos os conteúdos (dados, códigos de programa e outros materiais) subjacentes ao texto do manuscrito anteriormente ou no momento da publicação. Exceções são permitidas em casos de questões legais e éticas. O objetivo é facilitar a avaliação do manuscrito e, se aprovado, contribuir para a preservação e reuso dos conteúdos e das pesquisas. As informações sobre a disponibilização (ou não) dos conteúdos subjacentes aos artigos submetidos devem constar no Formulário de Conformidade com a Ciência Aberta. Este documento deve ser a ser preenchido e anexado no ato da submissão como arquivo suplementar implicando na recusa da avaliação caso não seja encaminhado. Para mais informações sobre os dados abertos, acesse o Guia para promoção da abertura, transparência e reprodutibilidade das pesquisas publicadas pelos periódicos SciELO. Para Lista de repositórios para depósito de dados de pesquisa, acesse https://wp.scielo.org/wp-content/uploads/Lista-de-Repositorios-Recomendados_pt.pdf

Política de ética e más condutas, errata e retratação

A GALÁxIA. Revista Interdisciplinar de Comunicação e Cultura, comprometida com a integridade da literatura, publica Errata, Expressões de Preocupações ou Avisos de Retração dependentes da situação e de acordo com os seguintes documentos:  

Guia de boas práticas para o fortalecimento da ética na publicação

Guia para o registro, marcação e publicação de Errata

Guia para o registro e publicação de retratação

Política sobre conflito de interesses

O conflito de interesses pode ser de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira. Conflitos de interesses podem ocorrer quando autores, revisores ou editores possuem interesses que podem influenciar na elaboração ou avaliação de manuscritos. Assim, em conformidade com o COPE,

Editores: não devem utilizar materiais inéditos divulgados em um manuscrito submetido em pesquisas próprias sem o consentimento expresso e por escrito do autor. Devem se recusar a avaliar os manuscritos em que apresentem conflitos de interesse por questões competitivas, colaborativas ou outros relacionamentos ou ligações com qualquer um dos autores, empresas ou instituições ligadas aos documentos submetidos.

Pareceristas: devem manter em sigilo informações privilegiadas ou ideias obtidas pelo parecerista por meio da leitura dos manuscritos e não devendo ambas serem utilizadas para proveito pessoal. Não devem avaliar manuscritos em que tenham conflitos de interesse por questões competitivas, colaborativas ou outros relacionamentos ou ligações com qualquer um dos autores, empresas ou instituições ligadas aos manuscritos.

Autor(es): devem divulgar no manuscrito qualquer conflito financeiro ou de outra natureza que possa influenciar os resultados ou a interpretação do texto submetido. Todas as fontes de apoio financeiro para o projeto devem ser divulgadas.

Caso haja, ainda que potencialmente, conflito de interesse, o(s) autor(es) deve(m) informá-lo ao final do texto do manuscrito submetido.

Adoção de softwares de verificação de similaridade

A GALÁxIA. Revista Interdisciplinar de Comunicação e Cultura utiliza softwares disponíveis online para verificação de similaridade de conteúdo como política de plágio (especialmente, o Turnitin), com prévia e posterior avaliação técnica da equipe editorial. As autocitações não devem passar de 15% do total de referências utilizadas para evitar que a autorreferenciação seja considerada autoplágio.

Além disso, conta com a colaboração dos pareceristas, que, no momento da avaliação double blind, notificam à equipe editorial qualquer semelhança substancial entre o manuscrito em questão e artigos já publicados ou simultaneamente submetidos a outros periódicos, assim como outras informações consideradas pertinentes.

Os artigos resultantes de teses e dissertações devem explicitar essa informação, de modo a evitar autoplágio. Os textos não podem ser coincidentes, total ou parcialmente.

Artigos publicados em anais de eventos são aceitos desde que esta informação seja explicitada no momento da avaliação, devendo o texto submetido apresentar no mínimo 40% de acréscimos textuais efetivamente comprováveis. A não adoção destes parâmetros será considerada autoplágio.

Uso de recursos de inteligência artificial

A inteligência artificial não cumpre os requisitos da GALÁxIA. Revista Interdisciplinar de Comunicação e Cultura para autoria de artigos científicos, devido à necessidade de responsabilização. As ferramentas de inteligência artificial (IA) e os Modelos de Linguagem (LLM) não podem ser creditados como autores em qualquer trabalho acadêmico publicado pela Revista GALÁxIA. Os textos gerados pela IA podem conter vieses, distorções, informações irrelevantes, deturpações e plágio, muitos dos quais são resultado dos algoritmos utilizados em sua geração e dependem, em grande parte, do conteúdo dos materiais utilizados para treiná-la.

A inteligência artificial pode ser empregada pelos autores em situações que não envolvam questões éticas, como a responsabilidade pelo conteúdo do artigo, a declaração de conflitos de interesse e a gestão de acordos de licenciamento e direitos autorais. Serão consideradas atividades válidas para a utilização de inteligência artificial:

1- Assistência com o idioma do artigo: Quando a IA é empregada para parafrasear ou aprimorar o conteúdo original do autor. Em lugar de sugerir novo conteúdo, esta função se assemelha a corretores ortográficos, dicionários e dicionários de sinônimos. Textos inteiramente traduzidos pela inteligência artificial não serão aceitos.

2- Busca de literatura: Modelos de texto generativo podem ser utilizados como assistentes de busca e para identificar literatura relevante. Os requisitos usuais de precisão das citações e minúcia das revisões bibliográficas se aplicam; é necessário atentar para possíveis vieses nas citações sugeridas. Os autores são fundamentais na seleção e análise crítica da pesquisa feita pela IA.

Tais usos devem ser: a) informados no artigo submetido; e, b) o(s) autor(es) deve(m) manter-se responsável(is) pela precisão, integridade e originalidade de seus artigos de pesquisa, inclusive por qualquer uso de IA.

Ademais, o emprego da IA não deve violar a política de ética de plágio da GALÁxIA. Revista Interdisciplinar de Comunicação e Cultura. Os manuscritos devem ser de autoria do autor e não devem apresentar ideias, dados, palavras ou outros materiais de terceiros sem citação adequada e referência transparente.

Para mais informações, veja: Guia de uso de ferramentas e recursos de Inteligência Artificial.

Questões de sexo e gênero

Todos os artigos serão avaliados sem levar em consideração características sociais distintivas, como gênero, orientação sexual, raça, crença religiosa, nacionalidade e outras, bem como as inclinações políticas dos autores.

Os manuscritos submetidos à GALÁxIA. Revista Interdisciplinar de Comunicação e Cultura devem aderir aos princípios estabelecidos na  Diretriz sobre Equidade de Sexo e Gênero em Pesquisa (Sex and Gender Equity in Research - SAGER), que orienta a inclusão de informações sobre sexo e gênero desde o planejamento do estudo até a interpretação dos resultados.

De acordo com essa diretriz, é importante usar os termos “sexo” (referindo-se a características biológicas) e “gênero” (formado por influências sociais e culturais) com precisão para evitar ambiguidades.

Comitê de ética

Quando um artigo ou pesquisa envolver procedimentos com seres vivos ou dados sensíveis conforme a LGPD, os autores devem incluir uma declaração de aprovação do comitê de ética da instituição responsável pela revisão e aprovação da pesquisa. Em caso de dúvida sobre a documentação apresentada, o periódico poderá recusar o artigo.

Cobrança de taxas

A GALÁxIA. Revista Interdisciplinar de Comunicação e Cultura não cobra qualquer tipo de taxa dos autores para submissão, processamento ou publicação dos trabalhos.

Patrocinadores e agências de fomento

GALÁxIA. Revista Interdisciplinar de Comunicação e Cultura recebe os seguintes apoios:

Plano de Incentivo à Pesquisa (PIPEq) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Programa de Apoio a Publicações Científicas do Ministério da Ciência e Tecnologia e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Propriedade intelectual e termos de uso

Responsabilidade do site: todo conteúdo de GALÁxIA. Revista Interdisciplinar de Comunicação e Cultura está sob Licença Creative Commons CC - By 4.0.

Periodicidade

A revista é de publicação contínua.

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.