A imagem-ritmo e o videoclipe no audiovisual

Autores/as

  • Felipe de Castro Muanis Universidade Federal Fluminense

Palabras clave:

imagem-ritmo, videoclipe, textos produzíveis

Resumen

A televisão pode ser um espaço de reunião entre som e imagem em um dispositivo que possibilita a imagem-ritmo – dando continuidade à teoria da imagem de Gilles Deleuze, proposta para o cinema. Ela agregaria, simultaneamente, ca-racterísticas da imagem-movimento e da imagem-tempo, que se personificariam na construção de imagens pós-modernas, em produtos audiovisuais não necessariamente narrativos, porém populares. Filmes, videogames, videoclipes e vinhetas em que a música conduz as imagens permitiriam uma leitura mais sensorial. O audiovisual como imagem-música abre, assim, para uma nova forma de percepção além da textual tradicional, fruto da interação entre ritmo, texto e dispositivo. O tempo das imagens em movimento no audiovisual está atrelado inevitável e prioritariamente ao som. Elas agregam possibilidades não narrativas que se realizam, na maioria das vezes, sobre a lógica do ritmo musical, so-bressaindo-se como um valor fundamental, observado nos filmes Sem Destino (1969), Assassinos por Natureza (1994) e Corra Lola Corra (1998).

Biografía del autor/a

Felipe de Castro Muanis, Universidade Federal Fluminense

Doutor em Comunicação Social UFMG, Professor do Departamento de Cinema e do PPGCOM - UFF

Publicado

2012-12-12

Cómo citar

Muanis, F. de C. (2012). A imagem-ritmo e o videoclipe no audiovisual. GALÁxIA. Revista Interdisciplinar De Comunicação E Cultura, (24). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/10214

Número

Sección

Dossier Visualidades e visibilidades: Videologia: do controle à participação