Na página ímpar, os jovens de 1968: publicidade e representações sociais nas revistas Veja e Realidade

Auteurs-es

  • Cláudia da Silva Pereira PUC-Rio

Mots-clés :

Juventude, Publicidade, Representações Sociais, Revista Veja, Revista Realidade.

Résumé

O presente trabalho tem por objetivo analisar dez anúncios publicados nas revistas Veja e Realidade nos anos de 1967 e 1968, buscando compreender, a partir de um determinado contexto cultural, social e político, de que forma se constrói, na mídia, a ideia de juventude. A metodologia contou com revisão de literatura, pesquisa documental nas duas revistas e análise das representações midiáticas acerca da cultura, valores e práticas dos jovens. Como resultado, estabeleceram-se algumas possíveis categorias de tipos ideais presentesna narrativa publicitária. Percebe-se, ao longo da análise, que a mídia se apropria de valores positivos atribuídos aos jovens, ao mesmo tempo que contribui para a fixação da oposição entre jovens e adultos.

Biographie de l'auteur-e

Cláudia da Silva Pereira, PUC-Rio

Pesquisadora e professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO). Doutora em Antropologia pelo PPGSA-IFCS.

Téléchargements

Comment citer

Pereira, C. da S. (2014). Na página ímpar, os jovens de 1968: publicidade e representações sociais nas revistas Veja e Realidade. GALÁxIA. Revista Interdisciplinar De Comunicação E Cultura, 14(28). Consulté à l’adresse https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/14772

Numéro

Rubrique

Artigos | Articles