Ex Isto, de Cao Guimarães, e o ultrapassamento de si

Auteurs-es

  • Rafael de Almeida

Mots-clés :

documentário, performance, Ex Isto (filme), Cao Guimarães

Résumé

Este ensaio dedica-se ao filme Ex Isto (2010), de Cao Guimarães, dando maior relevo em seu percurso analítico ao modo como o corpo performático do ator desfaz-se de si para dar forma à existência da imagem do personagem real interpretado, bem como à maneira pela qual a obra se constrói, operando passagens entre a literatura e o cinema, o documentário e a ficção, a vida e a imagem.

Biographie de l'auteur-e

Rafael de Almeida

Doutor em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (2013). Realizou Estágio de Doutorado (bolsa PDSE, Capes) na Faculdade de Ciências da Informação da Universidade Complutense de Madrid (2012-2013). Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal de Goiás (2008). É membro do CEPECIDOC - Centro de Pesquisa em Cinema Documentário (Unicamp/CNPq) e NPTI - Núcleo de Pesquisa em Teoria da Imagem (UFG/CNPq). Como realizador audiovisual dirigiu alguns curtas, entre os quais destaca "Carrossel", "A saudade é um filme sem fim" e "Impej".

Téléchargements

Comment citer

de Almeida, R. (2014). Ex Isto, de Cao Guimarães, e o ultrapassamento de si. GALÁxIA. Revista Interdisciplinar De Comunicação E Cultura, 14(28). Consulté à l’adresse https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/17756

Numéro

Rubrique

Artigos | Articles