A cultura cinematográfica nas exposições universais: modernidade e tradição na Paris de 1925

Auteurs-es

  • Eduardo Victorio Morettin ECA, USP, São Paulo, SP

Mots-clés :

cinema e história, história do cinema, exposições universais

Résumé

O artigo pretende analisar a presença do cinema na Exposition Internationale des Arts Décoratifs et Industriels Modernes, realizada em Paris em 1925. Na década de 1920, consolidando-se como meio de comunicação de massa, ele passou a ser utilizado cada vez mais como “vitrine” em que a nação projeta as virtudes nacionais a serem celebradas em um cenário marcado pela corrida imperialista. Neste caso específico, os discursos da modernidade e da tradição conciliaram-se a fim de celebrar o caráter nacional francês dentro de um quadro marcado pela afirmação cultural do cinema.

Metrics

Chargements des mesures ...

Biographie de l'auteur-e

Eduardo Victorio Morettin, ECA, USP, São Paulo, SP

Professor de História do Audiovisual na Escola de Comunicações e Artes da USP

Téléchargements

Publié-e

2015-12-15

Numéro

Rubrique

Artigos | Articles