Estratégias enunciativas na produção do efeito de imparcialidade em notícias jornalísticas

Autores

  • Ricardo Lopes Leite Universidade Federal do Ceará
  • Otavia Marques de Farias Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Palavras-chave:

enunciação, embreagem, debreagem, imparcialidade

Resumo

Este trabalho investiga como as estratégias enunciativas produzem o efeito de sentido de imparcialidade em notícias jornalísticas. Para isso, utilizando o referencial teórico da semiótica discursiva, analisamos as operações enunciativas de debreagem e embreagem mobilizadas em duas notícias, uma publicada em O Povo e outra no Diário do Nordeste, ambos jornais de Fortaleza - Ceará. Observamos que, ao regularem a presença da enunciação no enunciado, as operações enunciativas criam diferentes graus de isenção ou comprometimento, tanto do enunciador quanto dos actantes do enunciado. Além disso, essas operações colaboram para a construção da identidade discursiva não somente do jornal, mas também dos actantes, que passam a ser vistos em função da imagem resultante da estruturação enunciativa de suas falas. 

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ricardo Lopes Leite, Universidade Federal do Ceará

Professor Adjunto IV do Departamento de Letras Vernáculas e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará (UFC). Coordenador do Grupo de Estudos Semióticos da Universidade Federal do Ceará - SEMIOCE. Mestre e Doutor em Linguística pela Universidade Federal do Ceará. Possui artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais e capítulos de livros publicados em coletâneas nas áreas de Semiótica Discursiva e Linguística Teórica.

Otavia Marques de Farias, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Graduada em Letras (Língua Portuguesa e suas respectivas literaturas) pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestre em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC), com a dissertação "Refutação em perspectiva discursiva: a polêmica como interincompreensão em artigos de opinião acerca do Estatuto da Igualdade Racial". Doutora em Linguística, pela mesma instituição, com a tese "A interincompreensão mostrada: uma proposta de sistematização". Atualmente, é docente do quado efetivo da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). Concentra-se na área de Linguística, com ênfase em Análise do Discurso e em Semiótica Discursiva, atuando principalmente nos seguintes temas: discurso político, polêmicas discursivas, interdiscursividade, mídia impressa, gênero, dinâmica identitária.

Downloads

Publicado

2017-03-30

Edição

Seção

Artigos | Articles