A encenação na fotografia – montando cenas e contando histórias

Auteurs-es

  • Osmar Gonçalves dos Reis Filho Universidade Federal do Ceará-UFC
  • Isabelle Freire de Morais Universidade Federal do Ceará - UFC

Mots-clés :

fotografia, encenação, manipulação, ficção, verdade.

Résumé

Neste trabalho buscamos compreender, historicamente, o que seria e como tem sido construída a encenação na linguagem fotográfica. Partindo das reflexões de Fontcuberta, Soulages e Rouillé, refletiremos sobre categorias como performance, manipulação, ficção e verdade. Trata-se de mostrar que, apesar do que advoga o senso comum e defendem certas teorias ontológicas da fotografia (em especial Barthes, mas também Kracauer, Krauss, entre outros), a encenação sempre fez parte do processo fotográfico e hoje, num momento em que ela é praticada de forma mais aberta e consciente, um novo campo de experimentações se abre à fotografia, novas formas de ver e mostrar permeadas por um desejo de fabulação, uma vontade de inventar mundos e contar histórias. 

Metrics

Chargements des mesures ...

Bibliographies de l'auteur-e

Osmar Gonçalves dos Reis Filho, Universidade Federal do Ceará-UFC

Osmar Gonçalves é pós-doutor em Cinema e Arte Contemporânea pela Universidade Sorbonne-Nouvelle (Paris 3), com bolsa CAPES. Doutor em Comunicação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010), com bolsa-sanduíche na Bauhaus-Universität (Weimar), financiada pelo DAAD/CAPES.  Atualmente, é Coordenador do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará (PPGCOM-UFC), concentrado principalmente nas áreas de fotografia, teoria da imagem e estética do audiovisual. É um dos coordenadores do IMAGO - Laboratório de Estudos de Estética e Imagem (CNPq), do Seminário Temático Interseções Cinema e Arte, da SOCINE. Organizou os livros Narrativas Sensoriais: ensaios sobre cinema e arte contemporânea (Circuito, 2014), ganhador do Prêmio FUNARTE de Estímulo à Produção Crítica em Artes Visuais e, junto com Susana Dobal, Fotografia Contemporânea: fronteiras e transgressões (Casa das Musas, 2013).

Isabelle Freire de Morais, Universidade Federal do Ceará - UFC

Graduada em Artes Cênicas e em Serviço Social, Especialista em Metodologia do Ensino de Artes e Mestre em Comunicação com Linha de Pesquisa em Fotografia e Audiovisual pela Universidade Federal do Ceará, onde integra o Grupo de Pesquisa Vilém Flusser do Programa de Pós-Graduação em Comunicação – PPGCOM-UFC.

Como atriz tem participação em mais de 18 espetáculos teatrais de 1997 a 2014, com os grupos Balaio, Expressões Humanas, Bagaceira e Capricórnio Produções, com premiações de destaque como atriz revelação (em 1998) e atriz coadjuvante (em 1999, 2002, 2006 e 2015)

Como fotógrafa, participou das Mostras Coletivas “Mágica Imagem” (2012) e “Memória e Produção de Conhecimento” ( de dezembro/12 a janeiro/13), promovidas pelo Encontros de Agosto no Museu da Cultura Cearense e no Centro Cultural Dragão do Mar, respectivamente. Contemplada no Edital Cultural 2015/2016 do Centro Cultural Dragão do Mar com o Projeto “Descartável” – Exposição Fotográfica e Performance de Intervenção em Espaços Externos, que acontece de dezembro/15 a fevereiro/16.


Téléchargements

Publié-e

2019-02-23

Numéro

Rubrique

Artigos | Articles