A prática da teoria na pesquisa em comunicação

Auteurs-es

Mots-clés :

pesquisa em comunicação, teoria e prática, metodologia

Résumé

O artigo propõe perspectivas integradoras entre teoria e prática no trabalho da pesquisa, voltadas para a superação de uma abordagem dualista. Observa o interesse da proposta para ciências humanas e sociais, assinalando, entretanto, uma relevância especial para a área da comunicação. Depois de caracterizar sumariamente atividade prática, o texto desenvolve reflexões sobre três âmbitos em que fazeres práticos são estruturantes para a teoria: ações requeridas para sua própria gênese; a elaboração expositiva, que ao mesmo tempo constrói e faz circular a teoria; e a realização da teoria por seu acionamento a serviço da pesquisa. O artigo mostra, nesse acionamento, doze ações possíveis. A conclusão explicita a íntima articulação entre aqueles três momentos.

Metrics

Chargements des mesures ...

Biographie de l'auteur-e

José Luiz W. J. G. Braga, Unisinos

José Luiz Braga  jbraga@unisinos.br

Professor Titular no PPG em Ciências da Comunicação da Unisinos desde 1999, que coordenou de 2002 a 2004. Pesquisador PQ 1A do CNPq. Doutor pela Université de Paris II, Institut Français de Presse (1984). Mestre em Educação pela Florida State University (1972). Foi professor na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e na Universidade de Brasília (UnB). Foi presidente da Compós, 1993-95. Áreas de interesse: métodos de pesquisa em comunicação; midiatização e processos sociais.

Téléchargements

Publié-e

2019-06-15

Numéro

Rubrique

Artigos | Articles