Por meio do meio: crítica para uma teoria dos meios (de comunicação)

Auteurs-es

Mots-clés :

estudos dos meios, filosofia dos meios, epistemologia da comunicação, medium

Résumé

Este trabalho estrutura-se como um estudo histórico-conceitual do conceito de meio, contrastando-o com termos similares, tais como mídia, medium e médium. Após um breve estudo etimológico, analisa-se as especificidades da relacionalidade inerente a este conceito, ilustrada pela locução por meio de ou através de, em contraste a termos como prótese, signo e canal, tratados frequentemente pela literatura da área como sinônimos de meio. O intuito aqui não é apenas fundamentar a pertinência de uma teoria (ou campo de estudos) específica dos meios, mas ainda delinear suas particularidades face a abordagens comunicacionais, instrumentais e semióticas.

Metrics

Chargements des mesures ...

Biographie de l'auteur-e

Maurício Liesen, Universidade Federal do Paraná

Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) como bolsista do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD/CAPES). Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2014), mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010) e graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (2007). Entre 2014 e 2017, atuou como pesquisador e professor visitante no curso de graduação e mestrado em Ciências Europeias dos Media da Universidade de Potsdam, Alemanha. Em 2017, concluiu estágio pós-doutoral na Universidade de São Paulo sob os auspícios da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

Téléchargements

Publié-e

2020-03-24

Numéro

Rubrique

Artigos | Articles