O corpo nas imagens da guerra colonial portuguesa: subjetividades em análise

Auteurs-es

  • Clara Roldão Pinto Caldeira Universidade Católica Portuguesa

Mots-clés :

guerra colonial portuguesa, representações do corpo, fotografia, Estudos Visuais.

Résumé

Este artigo analisa a representação dos corpos em imagens fotográficas produzidas no contexto da Guerra Colonial Portuguesa, por militares portugueses, que os retratavam e também à população local. Partindo da ideia do corpo como elemento constituinte da subjetividade, estas imagens estabelecem-se como territórios de tensão e negociação das complexas identidades em causa. A análise terá em conta os regimes visuais dominantes que contextualizam estas fotografias, nomeadamente através de uma arqueologia do seu campo imagético, mobilizando o binômio retrato honorífico/retrato disciplinar. Consideram-se ainda as possibilidades de resistência às convenções representativas no espaço fotográfico, e os processos de performatividade hermenêutica que incluem também o espectador actual destas imagens, na articulação entre memória e fotografia. 

Metrics

Chargements des mesures ...

Biographie de l'auteur-e

Clara Roldão Pinto Caldeira, Universidade Católica Portuguesa

Clara Roldão Pinto Caldeira está a fazer o doutoramento em Estudos de Cultura na Universidade Católica Portuguesa (The Lisbon Consortium) em duplo grau com a PUC-Rio. É formada em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa, com mestrado em Jornalismo. Trabalhou como jornalista na área cultural em televisão, produtora e gestora de conteúdos online e tradutora freelancer.  Encontra-se a desenvolver a tese "Fotografia da Guerra Colonial Portuguesa: memórias visuais", refletindo obre a relação entre fotografia e memória, analisando imagens de imprensa da época e arquivos privados de ex-combatentes portugueses.

Téléchargements

Publié-e

2019-02-23

Numéro

Rubrique

Artigos | Articles