O sound design de Alan Splet para David Lynch sob a perspectiva do horror fílmico
Mots-clés :
cinema, TV, sound design, horror fílmico, Alan Splet, David Lynch.Résumé
O sound designer americano Alan Splet (1939-1994) participou da produção de 25 filmes. Com o diretor David Lynch, criou efeitos sonoros e ambiências mais livres de vínculos com a verossimilhança. Eles trabalharam juntos no curta-metragem The grandmother (1970) e nos longas-metragens Eraserhead (1977), O homem elefante (The elephant man, 1980), Duna (Dune, 1984) e Veludo azul (Blue velvet, 1986). A forte influência surrealista na filmografia de Lynch estimulou soluções de Splet que se assemelham ao trabalho de som do gênero cinematográfico do horror, o que se reconhece até na recente temporada de 2017 da série de TV Twin Peaks, com direção e sound design do próprio cineasta. Este artigo aborda os procedimentos de edição de som mais usuais na filmografia desse gênero, comparadosà edição de efeitos sonoros desse sound designer.
Téléchargements
Publié-e
2019-11-07
Comment citer
de Souza, F. P., Cánepa, L. L., & Ferraraz, R. (2019). O sound design de Alan Splet para David Lynch sob a perspectiva do horror fílmico. GALÁxIA. Revista Interdisciplinar De Comunicação E Cultura, (42). Consulté à l’adresse https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/40744
Numéro
Rubrique
Artigos | Articles
Licence
Os autores de artigos publicados mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons CC-BY, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado. Os autores concedem para GALÁxIA. Revista Interdisciplinar de Comunicação e Cultura o direito de primeira publicação.


Este obra está licenciada com uma Licença