Inscrição de alteridade, artefatização do olhar: a fotografia de sujeitos vulneráveis em Lee Jeffries

Auteurs-es

Mots-clés :

fotografia documental, invisibilidade, vulnerabilidade.

Résumé

O trabalho retoma o conjunto fotográfico Lost Angels (2014), de Lee Jeffries, que retrata pessoas em situação de rua nos grandes centros urbanos, para pensar como os efeitos da estruturação da imagem fotográfica constituem uma relação de alteridade contingencializada. Através dos retratos de sujeitos vulneráveis, Jeffries assina modos de convocação do olhar articulados entre a codificação desejada e a regularização da dimensão estética. Nessa dualidade particular, as imagens são examinadas a partir das repercussões possíveis em regimes de figuração que acionam certo deleite visual conforme modos de convocação da presença dos sujeitos. Discutimos como a fotografia documental ainda poderia oferecer operadores visuais nas tópicas do retrato humano e qual sua designação específica nas exposições destes sujeitos em uma perspectiva plástica e conversacional da imagem. 

Bibliographies de l'auteur-e

Angie Biondi, Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná

Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná. Doutora em Comunicação Social pela UFMG.

Rafael Tassi Teixeira, Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná.

Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens da Universidade
Tuiuti do Paraná. Doutor em Sociologia e mestre em Antropologia pela Universidad Complutense de Madrid.

Téléchargements

Publié-e

2020-10-07

Numéro

Rubrique

Artigos | Articles