Sete pontos para compreender o neomaterialismo

Auteurs-es

Mots-clés :

neomaterialismo, comunicação, epistemologia

Résumé

Esse texto é uma resposta ao artigo “Neomaterialismo e Antropo-lógicas” (Galáxia, n. 45) feito como uma crítica ao texto “Epistemologia da comunicação, neomaterialismo e cultura digital” (Galáxia, n. 43). O nosso entendimento principal é que parte das críticas ao neomaterialismo e ao conceito de antropocentrismo têm sua gênese no desconhecimento das premissas que orientam a virada material nas ciências sociais. Neste sentido, sem entrar em polêmicas desnecessárias sobre as divergências e deficiências dos artigos em debate, procuramos indicar de forma pedagógica sete pontos para compreensão da proposta neomaterialista nos estudos em comunicação. 

Metrics

Chargements des mesures ...

Bibliographies de l'auteur-e

André Lemos, POSCOM/FACOM, UFBA, Salvador, BA

Professor titular da Faculdade de Comunicação da UFBA. Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da UFBA, coordenador do Lab404. Pesquisador 1A do CNPq.

Elias Bitencourt, UNEB/POSCOM/FACOM/UFBA

Professor assistente na Universidade do Estado da Bahia e Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da UFBA, pesquisador do Lab404.

Téléchargements

Publié-e

2021-04-19

Numéro

Rubrique

Artigos | Articles