Das negações à imagem às afirmações de si
Das arestas entre auto/biografias/ficções como gesto reflexivo em Isto não é um filme
Mots-clés :
Autobiografia, Autoficção, Reflexividade, Isto não é um filme, Jafar Panahi e Mojtaba MirtahmasbRésumé
Dirigido por Jafar Panahi e Mojtaba Mirtahmasb, Isto não é um filme (2011) é uma obra produzida inteiramente em um apartamento e retrata um dia na vida de Panahi enquanto cumpre prisão domiciliar sentenciada pelo governo iraniano. O cineasta dilui as fronteiras entre documentário e ficção ao interpretar uma versão de si a partir das limitações estéticas impostas por uma condição de censura e negação à imagem. Nesse movimento, ele coloca a própria subjetividade em um jogo que combina a reflexividade do “novo cinema iraniano” (MELEIRO, 2008; SADR, 2006; TAPPER, 2006) com um gesto de insurgência política contra seus repressores. Neste artigo, analisa-se como as dimensões de subjetividade (TAYLOR, 1997; ROLNIK, 2018) e reflexividade (GIDDENS, 2002; RUBY, 1996) e dos atos autobiográfico (LEJEUNE, 2014; LANE, 2002) autoficcional (DOUBROVSKY, 1977; COLONNA, 2004) se atravessam e se confrontam nesse filme. Com base na análise, busca-se compreender como a escrita de si, nesse filme, tensiona realidades e ficções, corpo e imagem, nega- ções e afirmações em torno da imagem, do si e da imagem de si.
Références
BERGALA, Alain. Si "je" m'était conté. In: BERGALA, Alain (org..) Je est un film. Editora Acor, París, 1998.
CHANAN, Michael. The Role of History in the Individual: Working Notes for a Film. In: LEBOW, Alisa (org.). The Cinema of Me: The Self and Subjetivity in First Person Documentary. New York: Columbia University Press, 2012
COLONNA, Vincent. Autofiction & autres mythomanies littéraires. Paris: Éditions Tristram, 2004
DOUBROVSKY, Serge. Fils: roman. Paris: Éditions Galilée, 1977.
FIGUEIREDO, Eurídice. Mulheres ao espelho: autobiografia, ficção e autoficção. Rio de Janeiro: EdUERJ/FAPERJ, 2014.
FOUCAULT, Michel. Isto não é um cachimbo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.
______. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. 8ª edição – São Paulo: Martin Fontes, 1999.
______. O corpo utópico; As heterotopias. São Paulo: n-1 Edições, 2013.
GIDDENS, Anthony. Modernidade e Identidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar ed., 2002.
GUATTARI, Félix; ROLNIK, Suely. Micropolítica: Cartografias do desejo. 4ª edição. Petrópolis: Editora Vozes, 1996.
LANE, Jim. Autobiographical Documentary in America. Madison: University of Wisconsin Press, 2002.
LEJEUNE, Philippe. O pacto autobiográfico: de Rousseau à internet. 2ª ed. Belo Horizonte, Editora UFMG, 2014.
MELEIRO, Alessandra. O novo cinema iraniano. In: BAPTISTA, Mauro; MASCARELLO, Fernando (orgs.) Cinema mundial contemporâneo. Campinas, SP: Papirus, 2008, pp. 337-352.
ROLLET, Patrice; BERGALA, Alain; BRENEZ, Nicole; LEJEUNE, Philippe. Le chemin (filmé) de la vie - Table Ronde. In: BERGALA, Alain (org..) Je est un film. Editora Acor, París, 1998.
ROLNIK, Suely. Esferas da Insurreição: Notas para uma vida não cafetinada. São Paulo: n-1 edições, 2018.
RUBY, Jay. Visual Anthropology. In: LEVINSON, David; EMBER, Melvin (org.). Encyclopedia of Cultural Anthropology. New York: Henry Holt and Company, vol. 4, 1996, pp. 1345-1351.
SADR, Hamid Reza. Iranian cinema. Londres: I. B. Tauris, 2006.
SCAMPARINI, Julia. O narrador autoficcional na literatura e no cinema. Scripta Uniandrade, v. 16, n. 3, 2018, p. 216-229.
TAPPER, Richard (org.). The new iranian cinema. New York: I. B. Tauris, 2006.
TAYLOR, Charles. As fontes do self: A construção da identidade moderna. São Paulo: Edições Loyola, 1997.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Galáxia. Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica 2022
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Os autores de artigos publicados mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons CC-BY, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado. Os autores concedem para GALÁxIA. Revista Interdisciplinar de Comunicação e Cultura o direito de primeira publicação.