O nu e o vestido
(por ocasião da descoberta do Brasil)
Mots-clés :
Modernismo brasileiro, Semana de arte moderna, moda, nudezRésumé
O presente artigo apresenta uma compreensão do modernismo brasileiro com base em suas relações possíveis com a moda. Desde a suposta inspiração da Semana de Arte Moderna em uma fashion week francesa até o new look que Flávio de Carvalho desenvolve para uma performance já nos anos 1950, o artigo passa ainda pelas obras de Oswald de Andrade, Mário de Andrade e Tarsila do Amaral. Dessa forma, interpreta um conjunto de textos literários, quadros, polêmicas e até mesmo certas performances ocorridas, expostas e publicadas ao longo do período modernista, que se orientaram pela moda em seus dois principais aspectos: o tempo e o vestuário. E conclui, por meio de uma sugestão etimológica, que, para os modernistas, a própria ideia de descoberta, como ato do conhecimento, se associaria à condição da nudez.
Références
AGAMBEN, Giorgio. Nudez. Trad. Davi Pessoa. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.
AGUILAR, Gonzalo. Por una ciencia del vestigio errático (ensayos sobre la antropofagia de Oswald de Andrade). Buenos Aires: Grumo, 2010.
AMARAL, Aracy do. Tarsila: sua obra e seu tempo. São Paulo: Edusp/Editora 34, 2010.
ANDRADE, Mário de. O movimento modernista. Rio de Janeiro: Casa do Estudante do Brasil, 1942.
_________________. Poesias completas. Edição crítica de Dilea Zanotto Manfio. Belo Horizonte/São Paulo: Itatiaia/Editora da Universidade de São Paulo, 1987.
_________________. "Oswald de Andrade: Pau Brasil, Sans Pareil, Paris, 1925". In: ANDRADE, Oswald. Pau Brasil. São Paulo: Globo, 2003.
_________________; ANDRADE, Carlos Drummond de. Correspondência de Carlos Drummond de Andrade e Mário de Andrade. Organização e notas de Silviano Santiago. Rio de Janeiro: Bem-Te-Vi, 2003.
ANDRADE, Oswald de. Poesias reunidas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1974.
_________________. Pau Brasil. São Paulo: Globo, 2003.
BENJAMIN, Walter. Passagens. Trad. Irene Aron e Cleonice Paes Barreto Mourão. Belo Horizonte/ São Paulo: Editora UFMG/ Imprensa Oficial, 2007.
BRITO, Mário da Silva. História do modernismo brasileiro: antecedentes da Semana de Arte Moderna. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1974.
BROCA, Brito. "Blaise Cendrars no Brasil, em 1924". In: EULALIO, Alexandre. A aventura brasileira de Blaise Cendrars. 2ª edição, rev. e ampl. por Carlos Augusto Calil. São Paulo: Edusp/Imprensa Oficial, 2001.
CAMINHA, Pero Vaz. Carta. Acesso em: <http://objdigital.bn.br/Acervo_Digital/Livros_eletronicos/carta.pdf>.
CARVALHO, Flávio de. "A cidade do homem nu". In: Catálogo da exposição no Museu de Arte Moderna de São Paulo. São Paulo: MAM-SP, 2010.
_________________. A moda e o novo homem. Org. Sérgio Cohn e Heyk Pimenta. Rio de Janeiro: Azougue Editorial, 2010.
CAVALCANTI, Di. "Quarenta anos depois". In: Suplemento Literário do Estado de São Paulo, 17 fev. 1962, p. 1-4. Acesso em: <http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=098116x&Pesq=%22di%20cavalcanti%22&pagfis=1639>.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante do tempo: história da arte e anacronismo das imagens. Trad. Vera Casa Nova e Márcia Arbex. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2015.
MORAES, Rubens Borba. Testemunha ocular (recordações). Organização e notas de Antonio Agenor Briquet de Lemos. Brasília: Briquet de Lemos, 2011.
THIOLLIER, René. "De S. Paulo a S. João del Rei". In: EULALIO, Alexandre. A aventura brasileira de Blaise Cendrars. 2ª edição, rev. e ampl. por Carlos Augusto Calil. São Paulo: Edusp/Imprensa Oficial, 2001.
PRADO, Yan de Almeida. A grande Semana de Arte Moderna. São Paulo: Edart, 1976.
WISNIK, José Miguel. O coro dos contrários: a música em torno da Semana de 22. São Paulo: Duas Cidades, 1977.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Galáxia. Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica 2022
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Os autores de artigos publicados mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons CC-BY, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado. Os autores concedem para GALÁxIA. Revista Interdisciplinar de Comunicação e Cultura o direito de primeira publicação.