A dança no cinema:
da lógica dos musicais à irracionalidade de gestos desmotivados
Mots-clés :
cinema e dança; cinema musical; Béla Balázs; Jean-Luc Godard.Résumé
Por meio de uma análise panorâmica da presença da dança no cinema, desde os primórdios até a produção contemporânea, percebemos que ela pode emergir ora como parte integrante e estruturante do filme, nogênero musical, ora como um elemento contrastante e disruptivo, em filmes não musicais. Ao esboçarmos uma estética da movimentação dos corpos em obras audiovisuais, partimos do pressuposto de que o cinema sonoro de certo modo silencia a dinâmica corporal na tela ao concentrar seu foco na fala e no sentido das palavras, eliminando ou reduzindo consideravelmente toda a potência (plástica, mas também semântica) contida na incrível retórica expressiva dos corpos. Será que a dança, abrigo natural de certa pulsão gestual irracional, pode servir, como propunha Béla Balázs, para que sejamos atingidos por um filme de maneira direta e inequívoca, como se fosse uma música?
Références
AGAMBEN, G. Notas sobre o gesto. In: Artefilosofia, v. 3, n. 4, 2008, p. 13-14.
BALÁZS, B. Theory of the film. Londres: Dennis Dobson, 1952.
BONTEMPS, J. et aliii. Lutter Sur Deux Fronts: Conversation avec Jean-Luc Godard. In:
Cahiers du cinéma, n. 194, outubro de 1967, p. 12-26, 66-70.
BROOKS, V. From Méliès to streaming video: a century of moving dance images. In: MITOMA, J. (ed.), Envisioning dance: on film and video, Londres, Nova York: Routledge, 2002, p. 54-60.
CARNAHAN, J. Jean-Luc Godard and contemporary dance: the Judson Dance Theater runs across Breathless. In: MORREY, D. et aliii (eds.). The legacies of Jean-Luc Godard. Waterloo: Wilfrid Laurier University Press, 2014, p. 37-49.
DELAMATER, J. Dance in the Hollywood musical. Ann Arbor, Londres: UMI Research Press, 1981.
DODDS, S. Dance on screen: genres and media from Hollywood to experimental art. Nova York: Palgrave Macmillan, 2001.
DUBOIS, P. Os ensaios em vídeo de Jean-Luc Godard: o vídeo pensa o que o cinema cria. In: Cinema, vídeo, Godard. São Paulo: Cosac Naify, 2004, p. 289-312.
FISCHER, L. The image of woman as image: the optical politics of Dames. In: ALTMAN, R. (ed.). Genre: the musical. Londres, Boston, Henley: Routledge & Kegan Paul, 1981, p. 70- 84.
GODARD, J.-L. Voyez comme on danse. In: Cahiers du cinéma, n. 85, julho de 1958, p. 49-51.
JOHNSON, A. The tenth muse in San Francisco – 4. In: Sight and sound, n. 26, verão de 1956, p. 46-47.
KRACAUER, S. O ornamento da massa: ensaios. São Paulo: Cosac Naify, 2009.
MELLO, C. Pop music’s sonic memories. In: The cinema of Jia Zhangke: realism and
memory in Chinese film. Londres, Nova York: Bloomsbury, 2019, p. 81-112.
MELLO E SOUZA, G. de. Notas sobre Fred Astaire. In: A ideia e o figurado. São Paulo: Duas Cidades, Editora 34, 2005, p. 171-177.
SNYDER, A. F. Three kinds of dance film: a welcome clarification. In: Dance Magazine, vol. 39, n. 9, setembro de 1965, p. 34-39.
SUTTON, M. Patterns of meaning in the musical. In: Altman, R. (ed.). Genre: the musical. Londres, Boston, Henley: Routledge & Kegan Paul, 1981, p. 190-196.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Galáxia. Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica 2023
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Os autores de artigos publicados mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons CC-BY, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado. Os autores concedem para GALÁxIA. Revista Interdisciplinar de Comunicação e Cultura o direito de primeira publicação.