"Na cozinha das ciências"

os usos do conceito de epistemologia na pesquisa em comunicação

Auteurs-es

  • Luis Mauro Sá Martino Programa do Programa de Pós-Graduação em Comunicação - Faculdade Cásper Líbero

Mots-clés :

Genealogia, epistemologia da comunicação, pesquisa em comunicação

Résumé

Vinte anos atrás, o primeiro livro de epistemologia da comunicação foi publicado no Brasil, organizado por Lopes (2003). Embora já existissem investigações sobre o tema, a obra trouxe a discussão para um público acadêmico mais amplo. As décadas seguintes foram marcadas por um aumento sem precedentes de pesquisas sobre o tema, gerando um número crescente de publicações e eventos a respeito, como as de L. C. Martino (2017), Signates (2018) e Rüdiger (2022). Este texto delineia, com base em pesquisa bibliográfica, os usos do conceito de epistemologia da comunicação nesse período, desde as discussões iniciais até seu desdobramento em um corpo de conhecimento estabelecido. A observação desse movimento sugere uma ausência de consenso sobre o conceito, mas aponta esforços para sua construção no diálogo com perspectivas que ultrapassam a epistemologia clássica e dialogam com propostas não hegemônicas. Discute-se, a partir daí, algumas promessas e limites das trilhas percorridas nessas duas décadas. 

Biographie de l'auteur-e

Luis Mauro Sá Martino, Programa do Programa de Pós-Graduação em Comunicação - Faculdade Cásper Líbero

Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero. Doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP. Foi pesquisador-bolsista da Universidade de East Anglia (Inglaterra). Autor dos livros "Teoria da Comunicação" (2009), "Comunicação e Identidade" (2010) e "The Mediatization of Religion" (2011), entre outros.

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Publié-e

2023-09-18

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