A mundialização do Estado de Exceção como ciclo imaginário dos filmes futuristas

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Mots-clés :

ciclos imaginários, estados de exceção, ficção científica, filmes futuristas

Résumé

A imagem do futuro nos filmes de ficção científica é feita com base em contextos imaginários de cada época. Esses contextos elaboram ciclos temáticos que se apresentam ao longo do tempo. Este artigo visa discutir o surgimento da cultura de vigilância dos cidadãos presente em nosso tempo. Essa cultura é presença constante em filmes de ficção científica, especialmente em obras que se passam em futuros distópicos. Nos interessa suas implicações nos arranjos sociais, tendo como objeto de discussão os filmes THX 1138, Brazil – o filme e Minority Report. Tais filmes mostram possibilidades de vigilância e controle particularmente distintas entre si, porém, eles têm em comum sociedades em constante estado de emergência, cuja guerra, em última instância, é travada contra os próprios cidadãos. São filmes futuristas, mas espelhos de um presente em que os governos classificam seus cidadãos em diferentes condições de proteção política.

Bibliographies de l'auteur-e

Eduardo Duarte Gomes da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Professor no Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É doutor em Ciências Socias pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e mestre em Antropologia pela UFPE. 

Rafael Dantas, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorando no programa de pós-graduação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É graduado e mestre em Comunicação pela UFPE.

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2024-06-04

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