Luigi Ghirri, o mundo das coisas e as coisas do mundo
Palabras clave:
Luigi Ghirri, Paisaje, Fotografía italiana modernaResumen
O objetivo deste trabalho é apresentar e analisar a obra do fotógrafo italiano Luigi Ghirri (1943-1992), observando sobretudo as maneiras pelas quais ele buscou dar sentido às coisas do mundo e criar novas formas de olhar para lugares e objetos, obliterando discretamente a figura humana. Ghirri foi um dos mais influentes e conhecidos fotógrafos italianos do século XX. Famoso pelas séries nas quais explora imagens banais do cotidiano italiano (e europeu), paisagens anódinas e objetos comuns, Ghirri se notabilizou pelo uso da cor, da desdramatização e da trivialidade naturalista, sendo associado à tradição fotográfica americana inaugurada nos anos 1960 por, entre outros, William Eggleston e Stephen Shore. Para dar conta de alguns dos temas e abordagens associados à obra de Ghirri, dividiremos este texto em duas partes. A primeira concerne às correspondências entre a obra de Ghirri e um dos primeiros livros fotográficos da história, The Pencil of Nature, de William Henry Fox Talbot, na busca de intuições que estão, desde os primórdios da fotografia, e que persistem no olhar do fotógrafo italiano. Na segunda, exploraremos o lugar crucial que tem a Itália (e muito especialmente a Emília-Romanha) na obra de Ghirri, que pode ser pensada como um marco nas reflexões sobre a modernidade no país.
Citas
BERGER, John. About Looking. New York: Vintage, 1991.
COCCIA, Emanuele. A vida sensível. Florianópolis, 2010.
DEMAND, Thomas; LANGE, Christy. “Ver Ghirri Vendo. Uma conversa”. In: GHIRRI, Luigi. Pensar por imagens. Ícones, paisagens, arquiteturas. São Paulo: IMS, 2013. p. 35-46.
ECO, Umberto. Viagem na irrealidade cotidiana. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
GHIRRI, Luigi. It’s beautiful here, isn’t it... New York: Aperture, 2008.
GHIRRI, Luigi. Pensar por imagens. Ícones, paisagens, arquiteturas. São Paulo: IMS, 2013.
GHIRRI, Luigi. The Complete Essays (1973-1991). London: Mack Books, 2016.
KEILLER, Patrick. The Possibility of Life’s Survival on the Planet. Londres: Tate Publishing, 2012.
LINGWOOD, James (ed). Luigi Ghirri. The Map and the Territory. Essen/Madrid/Paris: Museum Folkwag/Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía/ Jeu de Paume, 2018.
MEKAS, Jonas. Dripping Water. [1969]. In: Light Cone. Distribution, Exhibition and Conservation of Experimental Film (Website). Disponível em: https://lightcone.org/en/
film-11541-dripping-water. Acesso em: 18 maio 2025.
MELO, Pedro Augusto Souza Bezerra. Found Foliage: impressões botânicas no cinema experimental. 2022. (Dissertação de mestrado). PPGCOM/UFPE, Recife, 2022.
SONTAG, Susan. Sobre fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
TALBOT, William Henry Fox. The Pencil of Nature. The Miriam and Ira D. Wallach Division of Art, Prints and Photographs: Photography Collection, The New York Public Library. (1844 - 1846). Disponível em: https://digitalcollections.nypl.org/items/cff7da80-
b-0136-4130-09d7963bd8b1. Acesso em: 10 mar. 2024.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 GALÁxIA. Revista Interdisciplinar de Comunicação e Cultura

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Cedo a la revista Galaxia los derechos de autor para la publicación de mi artículo y consultaré al editor científico de la revista caso quiera republicarlo más adelante en un libro.


Este obra está licenciada com uma Licença