Música clássica e voz em filmes de Nuri Bilge Ceylan dos anos 2010

parcimônia junto à verborragia

Auteurs-es

Mots-clés :

música, Nuri Bilge Ceylan, diálogo, narrativa, Robert Bresson

Résumé

A música nos filmes do cineasta autoral turco Nuri Bilge Ceylan se caracteriza pela parcimônia e pela frequência de repertório clássico ocidental, em uso estético semelhante ao do cineasta francês Robert Bresson. Em Sono de inverno (2014) e A árvore dos frutos selvagens (2018), de Ceylan, há a repetição da mesma música em filmes com longos diálogos, numa virada verborrágica na cinematografia do diretor, anteriormente caracterizada por diálogos esparsos. O objetivo deste trabalho é considerar as relações entre música e diálogo na estrutura desses dois filmes. Tal como em Pickpocket (Robert Bresson, 1959), muitos diálogos dos dois filmes de Ceylan funcionam como batalhas verbais, e os trechos de música são momentos de deslocamentos do personagem e/ou de introspecção. Como metodologia, fazemos análise fílmica dos trechos com música e dos diálogos a eles conectados, relacionando-os dentro do esquema narrativo geral do filme.

Biographie de l'auteur-e

Luíza Alvim, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). É pós-doutora em Música pela UFRJ e, atualmente, pós-doutoranda na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), bolsista CNPq, com pesquisa sobre a música clássica ocidental no cinema de autor contemporâneo. 

Références

AKBULUT, Hasan. Staying in the Primary Home, Relationships, Desires to Go and Roots: Kış Uykusu/Winter Sleep (2018) and Ahlat Ağacı/The Wild Pear Tree (2018). In: DÖNMEZCOLIN, Gönül. (ed.). ReFocus: The Films of Nuri Bilge Ceylan. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2023. p. 135-151.

ALVIM, Luíza. A música no cinema de Robert Bresson. Curitiba: Appris, 2017.

ALVIM, Luíza. A batalha dos diálogos: silêncios, repetições e parataxes no filme Pickpocket (Bresson, 1959) e sua relação com Crime e castigo. In: ANAIS DO XV ENCONTRO ABRALIC, Rio de Janeiro, 2016. Anais [...].Abralic, 2016.

BEHLIL, Melis. East is East? New Turkish Cinema and Eastern Europe. In: IMRE, Anikó. (ed.) A companion to Eastern European cinemas. Oxford: Wiley-Blackwell, 2012. p.504-517.

BORDWELL, David. Narration in the fiction film. Wisconsin: The University of Wisconsin Press, 1985.

BROWNE, Nick. O espectador-no-texto: a retórica de No Tempo das Diligências. In: RAMOS, Fernão (org.) Teoria contemporânea do Cinema. v. 2. São Paulo: Senac, 2004. p. 229-249.

ÇAGLAYAN, Emre. Nuri Bilge Ceylan: An Aesthetics of Boredom. In: Poetics of Slow Cinema: Nostalgia, Absurdism, Boredom. [S.l.]: Palgrave Macmillan, 2018.

ÇAGLAYAN, Emre. The Politics of Dialogue and Ethicsof Engagement: Kış Uykusu/WinterSleep (2014). In: DÖNMEZ-COLIN, Gönül (ed.). ReFocus: The Films of Nuri Bilge Ceylan. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2023. p. 119-134.

CEYLAN, Nuri Bilge. BôbrekDenince... Entrevista publicada em jan. 2000. Disponível em: https://www.nuribilgeceylan.com/movies/mayis/press_rollinterview.php. Acesso em: 9 jul. 2024.

CEYLAN, Nuri Bilge. Interview with Nuri Bilge Ceylan (a Michel Ciment e Philippe Rouyer). Jun. 2014. Disponível em: http://newwavefilms.co.uk/assets/1003/Winter_ Sleep_pressbook_latest_version.pdf. Acesso em: 9 jul. 2024.

CEYLAN, Nuri Bilge. Interview with Nuri Bilge Ceylan (a Michel Ciment e Yann Tobin). 15 maio 2018. Disponível em: http://www.newwavefilms.co.uk/assets/1367/The_Wild_ Pear_Tree_new_wave_press_book.pdf. Acessoem: 9 jul. 2024.

DAHAN, Danielle. Robert Bresson: une téléologie du silence. Heidelberg: Universitätsverlag, 2004.

DÖNMEZ-COLIN, Gönül. ‘Gender Trouble’ and the Crises of Masculinities in the Films of Nuri Bilge Ceylan. In: DÖNMEZ-COLIN, Gönül (ed.). ReFocus: The Films of Nuri Bilge Ceylan. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2023. p. 168-185.

ELSAESSER, Thomas. National Cinema: Re-Definitions and New Directions. In: European Cinema: Face to Face with Hollywood. Amsterdam:Amsterdam University Press, 2005.

GORBMAN, Claudia. Auteur music. In: GOLDMARK, Daniel; KRAMER, Lawrence; LEPPERT, Richard (org.). Beyond the soundtrack: representing music in cinema. Los Angeles: University of California Press, 2007.p. 149-162.

GREIG, Donald. Baroque Music in Post-War Cinema: Performance Practice and Musical Style. Cambridge: Cambridge University Press, 2021.

HART, Heidi. Accumulating Schubert: Music and Narrative in Nuri Bilge Ceylan’s Winter Sleep. In: BERNHART, Walter; URROWS, David F. (eds).Music, Narrative and the Moving Image: Varieties of Plurimedial Interrelations. Leiden: Brill, 2018. p. 107-113.

KYTÖ, Meri. Soundscapes of Istanbul in Turkish Film Soundtracks. In: RICHARDSON, John; GORBMAN, Claudia; VERNALLIS, Carol (eds).The Oxford Handbook of New Audiovisual Aesthetics. Oxford: Oxford Handbooks. 2013. p. 391-413.

LIKTOR, Coşkun. Of Fathers, Sons And ‘Solitary, Misshapen’ Trees: AhlatAğacı/ The Wild Pear Tree (2018). In: DÖNMEZ-COLIN, Gönül (ed.). ReFocus: The Films of Nuri Bilge Ceylan. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2023. p. 152-167.

MASDAR KARA, Funda; EŞITTI, Şakir. Women in the Cinema of Nuri Bilge Ceylan. CINEJ Cinema Journal, v. 6, n. 2, p. 200-221, 2017.

PARLAK, Zafer; IŞIK, Mehmet. Presentation of Nuri Bilge Ceylan and his Cinema in the Turkish Media. CINEJ Cinema Journal, v. 7, n. 1, p. 30-57, 2018.

YAREN, Özgür. Auteurism, Recognitionand Reception: Ceylan as a Global Auteur. In: DÖNMEZ-COLIN, Gönül (ed.). ReFocus: The Films of Nuri Bilge Ceylan. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2023.p. 186-202.

Téléchargements

Publié-e

2025-06-26

Comment citer

Alvim, L. (2025). Música clássica e voz em filmes de Nuri Bilge Ceylan dos anos 2010: parcimônia junto à verborragia. GALÁxIA. Revista Interdisciplinar De Comunicação E Cultura, 50(1), e67515. Consulté à l’adresse https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/67515

Numéro

Rubrique

Artigos | Articles