Figuras traçadas por som e luz

a encenação aural de Ex-Pajé

Auteurs-es

Mots-clés :

cinema documental, som cinematográfico, mise en scène, cosmologias ameríndias

Résumé

Este artigo investiga o som na mise en scène do documentário Ex-Pajé (2018) de Luiz Bolognesi. Nas sociedades indígenas, as visões de mundo são equivalentes às "audições de mundo", com o ouvido (yapú) sendo central para o pensamento (Bastos, 2012). Tendo como metodologia a análise interna de imagem e som (Aumont; Marie, 2009), o estudo examina como o som modifica cenas e o sentido do filme, propondo que os sons fundamentais e arquetípicos da floresta - fonte da riqueza sonora dos rituais de cura dos Paiter Suruí - são integrados na imagem para criar "efeitos audiovisógenos" (Chion, 2009), especialmente os "efeitos de significado", fundamentais na construção da mise en scène do filme.

Bibliographies de l'auteur-e

Raquel Salama Martins, Universidade Federal da Bahia

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia. Bolsista Capes. 40130-000. Salvador (BA), Brasil.

José Francisco Serafim, Universidade Federal da Bahia

Professor e pesquisador no Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia (Póscom/UFBA).

Références

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Publié-e

2025-10-01

Comment citer

Salama Martins, R., & Serafim, J. F. (2025). Figuras traçadas por som e luz: a encenação aural de Ex-Pajé. GALÁxIA. Revista Interdisciplinar De Comunicação E Cultura, 50(1), e68339. Consulté à l’adresse https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/68339

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