Cultura pop e evangelização católica

disputas e transformações midiáticas

Auteurs-es

Mots-clés :

cultura pop, videoclipe, hip-hop, religião, mídia

Résumé

Este artigo analisa como a indústria do entretenimento influencia as expressões culturais produzidas por agentes católicos, articulando-as às sensibilidades e discursos da cultura pop. Com base em estudos culturais, investiga-se a coexistência entre normas hegemônicas e práticas alternativas na evangelização midiática. O estudo conclui que as convenções do catolicismo são disputadas e ressignificadas, configurando novas bases estéticas e discursivas para as produções religiosas na mídia.

Biographie de l'auteur-e

Caio Barbosa Nascimento, Universidade Federal da Bahia

Doutor e Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas (POSCOM-UFBA - Conceito CAPES 6). Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Realizou estágio doutoral no Laboratório de História dos Sistemas de Pensamento do IDEA Programa de Estudos Avançados do PPGCOM UFRJ.  Atuou como jornalista e assessor de comunicação em jornais, prefeituras e empresas na Bahia e no Espírito Santo. Foi professor substituto na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia. Atualmente é professor do curso de audiovisual vinculado à TV Pelourinho que profissionaliza jovens da periferia de Salvador. Os interesses de pesquisa concentram-se nos temas de: Audiovisualidades e materialidades da comunicação; experiência estética e cultura pop, religião, mídia e imagem.  

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FILMOGRAFIA

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Publié-e

2025-10-02

Comment citer

Nascimento, C. B. (2025). Cultura pop e evangelização católica: disputas e transformações midiáticas. GALÁxIA. Revista Interdisciplinar De Comunicação E Cultura, 50(1), e68655. Consulté à l’adresse https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/68655

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