Sugestão de criação de um festival de cinema de mulheres em Portugal, a partir da leitura de Annette Kuhn

Autores

  • Ana Catarina Pereira Universidade da Beira Interior / Centro de investigação: Labcom

Palavras-chave:

Realizadora, espectadora, olhar, estereótipo, festival.

Resumo

Para Annette Kuhn, docente da Universidade de Lancaster e investigadora de estudos fílmicos, o interesse e envolvimento nas teorias feministas do cinema começou em 1974 - ano em que foi convidada para assistir a uma mostra de filmes feministas, em Nottingham. Segundo afirma, o que mais a impressionou então foi o facto de aqueles não serem apenas filmes sobre mulheres (mulheres vulgares, trabalhadoras, donas de casa, mães), mas também de mulheres. Desta forma, percebeu que, até àquele momento, todo o prazer que havia retirado do visionamento de filmes tinha dependido enormemente da sua identificação com personagens masculinos: “Eu colocava-me, de facto, na posição do homem, do herói, para poder desfrutar – ou talvez mesmo compreender – os filmes.” (Kuhn, 1982: ix). A postura assumida exigia portanto uma negação de si mesma enquanto espectadora, mulher e feminista. É este o ponto de partida para a defesa de uma proposta cinematográfica: a da criação, em Portugal, de um festival de cinema feminino, exclusivamente dedicado à exibição de obras de mulheres realizadoras. Investir na formação de públicos, devidamente sensibilizados para algumas das questões teóricas do feminismo no cinema, deveria ser um objectivo central na sua constituição.

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Biografia do Autor

Ana Catarina Pereira, Universidade da Beira Interior / Centro de investigação: Labcom

Mestre em Direitos Humanos pela Universidade de Salamana, com equivalência ao grau cedida pela Universidade da Beira Interior. Doutoranda em Ciências da Comunicação na Universidade da Beira Interior, a desenvolver uma tese sobre teorias feministas do cinema aplicadas ao caso português. Investigadora do centro Labcom e bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia.

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Publicado

2012-12-12

Edição

Seção

Dossier Visualidades e visibilidades Parte 2:Cinemas