Cidade/invisibilidade e cidade/estranhamento: São Paulo antes e depois da lei "Cidade Limpa"
Resumo
O propósito deste artigo é refletir sobre a relação entre a publicidade de rua e o contexto urbano na cidade de São Paulo antes e depois da lei “Cidade Limpa” e apresentar sugestões para que esses sistemas de signos estabeleçam diálogos. O percurso metodológico que tomou o contexto urbano e a publicidade de rua como sistemas de signos, segundo a semiótica de Charles S. Peirce, se deu com coleta de dados — registros fotográficos ou recortes de lugares da cidade —, análise e elaboração de sugestões fundamentando-se em ideias de Lynch, sobre contexto urbano; Legorreta, sobre a educação do olhar para a arquitetura e de Baudrillard sobre publicidade, notadamente o conceito de funcionalidade. A relevância do estudo se deve ao fato de que as sugestões são pertinentes para múltiplos contextos urbanos e culturais, bem como por considerar que reflexões sobre a paisagem urbana são importantes aos profissionais da comunicação.Metrics
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Publicado
2009-09-03
Edição
Seção
Dossiê | Dossier
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