O Sentido Posto em Imagem: a Comunicação de Estratégias Contemporâneas de Enfrentamento do Mundo Através da Fotografia

Autores

  • Ana Taís Martins Portanova Barros UFRGS

Resumo

Este trabalho tem como objetivo verificar até que ponto a fotografia, produto de uma mediação fortemente técnica, pode revelar um imaginário. Com o pressuposto de que as fotografias constituem atos comunicativos que desejam partilhar visões de mundo, são examinadas fotografias do cotidiano feitas por amadores. Utilizam-se os Estudos do Imaginário encetados por Gilbert Durand para buscar as imagens simbólicas movimentadas pelas imagens fotográficas. Conclui-se que a imaginação simbólica está presente também numa atividade eminentemente técnica como a fotografia, e que a abundância de fotografias das banalidades íntimas indica uma conversão do imaginário objetivante e bélico a um imaginário eufemizador e subjetivante.

Metrics

PDF views
968
Jul 2010Jan 2011Jul 2011Jan 2012Jul 2012Jan 2013Jul 2013Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202692
|

Biografia do Autor

Ana Taís Martins Portanova Barros, UFRGS

Doutora em Ciências da Comunicação pela ECA/USP, professora do Departamento de Comunicação da UFRGS, área de Fotografia.E-mail: anataismartins@hotmail.com

Downloads

Publicado

2010-07-24

Edição

Seção

Artigos | Articles