O ponto de vista político no cinema de periferia

Autores

  • Gustavo Souza UFSCar

Palavras-chave:

documentário, periferia, política.

Resumo

Pretende-se, neste trabalho, verificar como a produção audiovisual de diversas periferias do país articula um ponto de vista político nos filmes que confecciona. Para tanto, adotaremos a análise fílmica como uma ferramenta para a composição de tal debate, cujos subsídios são fornecidos pelos documentários Improvise! (Reinaldo Cardenuto e Filmagens Periféricas, 2004), Videolência (Núcleo de Comunicação Alternativa, 2009) e Cambinda Estrela, maracatu de festa e de luta (Caracol de Arte e Comunicação, 2010). Nossa intenção é verificar como, a partir do momento em que rejeitam discursos e imagens que associam os espaços periféricos como unicamente nichos de violência e exclusão, tais filmes se lançam a demarcar um posicionamento político que se constitui a partir da experiência coletiva, reativando a noção de política de uma arena meramente conceitual para o terreno da práxis.

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Biografia do Autor

Gustavo Souza, UFSCar

Pós-Doutorando junto ao Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som da UFSCar/Fapesp. Doutor em Ciências da Comunicação pela ECA/USP. Mestre em Comunicação e Cultura pela ECO/UFRJ. Graduado em Comunicação Social/Jornalismo pela UFPE. Email: gustavo03@uol.com.br

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Publicado

2012-12-12

Edição

Seção

Dossier Visualidades e visibilidades Parte 2:Cinemas