O acontecimento e a mídia

Autores

  • Vera França UFMG

Palavras-chave:

mídia, acontecimento, mundo da vida, realidades múltiplas

Resumo

A partir da compreensão do conceito de acontecimento conforme discutido por L. Quéré (como ruptura da normalidade, desencadeando sentidos e descortinando novas possibili- dades), o presente texto se afasta das abordagens que separam e autonomizam mídia e vida social, e se propõe a discutir a dupla relação que se estabelece entre mídia e acontecimento: a mídia tanto pode ser um dos lugares nos quais surgem e se produzem acontecimentos (na sua dimensão existencial), como o espaço em que os acontecimentos são repercutidos e ad- quirem sua segunda vida (dimensão simbólica). Os conceitos de mundo da vida e realidades múltiplas de Schutz são usados como operadores analíticos para explicar essa imbricação, bem como a maior ou menor proximidade que o público estabelece com diferentes tipos de acontecimento.

Downloads

Publicado

2012-12-12

Como Citar

França, V. (2012). O acontecimento e a mídia. GALÁxIA. Revista Interdisciplinar De Comunicação E Cultura, (24). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/12939

Edição

Seção

Abertura