Leituras semióticas de Pinóquio

Autores/as

  • Rafael Giardini Lenzi PUC-SP

Palabras clave:

variação, tradução intersemiótica, semiótica discursiva.

Resumen

Esta resenha faz breve exposição do conteúdo de Pinocchio: nuove avventure tra segni e linguaggi, organizado por Paolo Fabbri e Isabella Pezzini, que apresenta dez artigos e um tautograma que tratam do tema Pinóquio, alternando entre elementos do texto original, elementos presentes em variações do romance e abordagens sobre a tradução ou a variação em si, sob a óptica da semiótica discursiva. A perseverança e forte proliferação do tema Pinóquio, originalmente ou sob outros pontos de vista trazidos pelos meios de comunicação, estabelece o texto como uma fábula da atualidade que sempre atraiu o olhar científico.

 

Biografía del autor/a

Rafael Giardini Lenzi, PUC-SP

Mestre e doutorando em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com bolsa de estudos Fapesp. Pesquisador do Centro de Pesquisas Sociossemióticas, na PUC-SP.

Publicado

2013-12-04

Cómo citar

Lenzi, R. G. (2013). Leituras semióticas de Pinóquio. GALÁxIA. Revista Interdisciplinar De Comunicação E Cultura, (26). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/13695

Número

Sección

Resenhas | Reviews