Subjetividade e intersubjetividade entre semiótica e fenomenologia

Autores/as

  • Francesco Marsciani Università di Bologna

Palabras clave:

subjetividade, intersubjetividade, enunciação, intencionalidade, sentido.

Resumen

Uma teoria semiótica da subjetividade não pode prescindir de uma consideração radical da dimensão intersubjetiva que representa, na perspectiva fenomenológica, a instância constitutiva do sentido do mundo. A teoria da significação ainda não conciliou-se suficientemente com esta opção fundamental: uma teoria da enunciação, por exemplo, se encontra até agora presa na alternativa entre uma percepção egológica da produção do sentido e uma concepção verdadeiramente intersubjetiva. Um entendimento radicalmente intersubjetivo da constituição de sentido deve integrar, na teoria da enunciação, uma autêntica teoria da alteridade, na qual se pode descrever a produção de intenções comunicativas a partir de uma intencionalidade transcendental mais fundamental.

Biografía del autor/a

Francesco Marsciani, Università di Bologna

Francesco Marsciani é semioticista graduado em Filosofia, doutorado em Semiótica pela Università di Bologna, onde atua como pesquisador e professor de Semiótica junto ao DAMS de Bologna. Participou desde 1985 do grupo de pesquisa de Greimas em Paris, junto à EHESS. Sua pesquisa esteve voltada para as relações entre semiótica e fenomenologia, com análise de vários tipos de objetos, e etnossemiótica das práticas cotidianas. Entre suas publicações de livros destacam-se: em co-autoria com Alessandro Zinna: Elementi di Semiotica Generativa. Processi e sistemi della significazione, Esculapio, 1991 (introduzione di Algirdas J. Greimas); como organizador de coletânea:Miti e figure, Algirdas J. Greimas, curatore edizione italiana Esculapio, 1995 e como autor único: Esercizi di Semiotica Generativa. Dalle parole alle cose,  Esculapio, 1999; Tracciati di Etnosemiotica, Franco Angeli, Milano, 2007; Ricerche semiotiche I. Il tema trascendentale,Esculapio, 2012; Ricerche semiotiche II. In fondo al semiotico, Esculapio, 2012; Minima semiotica. Percorsi nella significazione, Francesco Marsciani, Mimesis Edizioni, 2012.

Cómo citar

Marsciani, F. (2014). Subjetividade e intersubjetividade entre semiótica e fenomenologia. GALÁxIA. Revista Interdisciplinar De Comunicação E Cultura, 14(28). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/21105

Número

Sección

Artigos | Articles