Mise-en-film da fotografia em três documentários brasileiros

Autores

  • Glaura Cardoso Vale UFMG

Palavras-chave:

documentário brasileiro contemporâneo, dispositivo, arquivo familiar

Resumo

Este artigo busca analisar, em três  filmes da cinematogra a brasileira recente, os modos como a fotografia, entendida como dispositivo de rememoração, é colocada em cena, compreendendo-a como rastro da presença de algo que já se tornou ausente. Pretende-se discutir como, ao solicitar imagens retiradas dos “álbuns de família”, corrobora-se a construção de narrativas que dão a ver a biografia de homens e mulheres comuns, reais ou imaginados pelo documentário. Verificar, em metodologias distintas, o exercício político e estético do fazer cinematográfico que expõe as fragilidades e possíveis frustrações na reconstrução de algo longínquo (do ponto de vista do personagem) e desconhecido (do ponto de vista dos autores), por mais presente materialmente que esteja a imagem no ato da rememoração.

 

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Glaura Cardoso Vale, UFMG

Doutora em Estudos Literários pela FALE/UFMG e mestre em Literaturas de língua portuguesa pela PUC Minas. Residente pós-doutoral junto ao grupo de pesquisa "Poéticas da experiência" do PPGCOM/UFMG, como bolsista de PNPD da Capes.

Downloads

Publicado

2015-11-20

Edição

Seção

Artigos | Articles