Por uma pragmática da inutilidade, ou o valor do inframince

Autores

  • Erin Manning Concordia University

Palavras-chave:

Inframince, Marcel Duchamp, Alfred North Whitehead, pragmática especulativa, valor/valoração, arte/artisticiosidade, política/o político, tempo/duração.

Resumo

Duchamp descreve o inframince2 como “o mais ín mo dos intervalos, ou a mínima das diferenças” (DUCHAMP apud PERLOFF, 2002, p. 101). Tomando o trabalho e a proposição de Duchamp no sentido de que o inframince não pode ser descrito como tal – “dele só é possível dar exemplos” (DUCHAMP apud DE DUVE, 1991, p. 160) –, este artigo explora como ele chega à expressão e pergunta como seria uma política do inframince. Ponto chave dessa exploração é saber de que outra forma pode o valor ser de nido e como repensar esse conceito compõe com a noção de pragmática especulativa.

 

Biografia do Autor

Erin Manning, Concordia University

Erin Manning é artista e professora titular de filosofia e arte relacional da Concordia University, Montreal, Canadá, onde também dirige o Senselab.

Downloads

Como Citar

Manning, E. (2016). Por uma pragmática da inutilidade, ou o valor do inframince. GALÁxIA. Revista Interdisciplinar De Comunicação E Cultura, (31). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/26498

Edição

Seção

Artigos | Articles