O terraço é o mundo: Vilém Flusser e o pensamento da compreensão

Autores

  • Jose Eugenio de Oliveira Menezes Faculdade Cásper Líbero
  • Dimas A. Künsch

Palavras-chave:

comunicação, cultura, diálogo, compreensão, Vilém Flusser.

Resumo

O trabalho ocupa-se com as concepções do filósofo tcheco-brasileiro Vilém Flusser (1920- 1991) a respeito dos termos diálogo e discurso nos processos comunicativos e problematiza a forma como essas noções oferecem elementos para os estudos e práticas de compreensão. A partir da autobiografia do autor (FLUSSER, 2007), publicada com o título alemão Bodenlos (sem chão ou sem fundamento), investiga sua formação como autodidata que teceu os fios da vida e dos conhecimentos no diálogo com um conjunto de interlocutores, com onze dos quais ele conversa na obra citada. Aborda as noções de diálogo, tenso e compreensivo, com o mundo em que se habita, do ensaio como forma de expressão do pensamento e da fala e escrita como opções de engajamento. Na medida em que o objetivo de Flusser era provocar novos pensamentos e ampliar a conversação, mostra como suas concepções contribuem para uma epistemologia compreensiva no universo da Comunicação. 

Biografia do Autor

Jose Eugenio de Oliveira Menezes, Faculdade Cásper Líbero

Graduado em jornalismo e filosofia. Mestre pela PUC/SP e doutor pela ECA/USP. Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero. Integra o Grupo de Pesquisa Comunicação e Cultura do Ouvir.

Downloads

Publicado

2017-07-25

Como Citar

Menezes, J. E. de O., & Künsch, D. A. (2017). O terraço é o mundo: Vilém Flusser e o pensamento da compreensão. GALÁxIA. Revista Interdisciplinar De Comunicação E Cultura, (35). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/29036

Edição

Seção

Artigos | Articles