Fotografia: teoria, interrompida?

Autores

  • Benjamim Picado universidade federal fluminense

Palavras-chave:

Teorias da Fotografia, Dispositivo, Índice.

Resumo

Estabeleço um diagnóstico sobre o estado da arte das teorias da fotografia, em vista dos sintomas de uma “interrupção” de seus discursos, no limite entre duas balizas que o orientaram, desde os anos 1980, a saber: a ênfase nos dispositivos técnicos de visualização e seu corolário semiótico de indexicalidade. A partir dos discursos teóricos da história e da crítica da arte e da força instauradora da obra de fotógrafos-artistas, construo um contra-discurso à dominância do dispositivo, situando a aisthésis visual e sua mediação pela história da arte como parâmetros alternativos para realocar uma interrogação genuinamente pragmática e fenomenológica acerca da experiência da imagem fotográfica.

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Biografia do Autor

Benjamim Picado, universidade federal fluminense

doutor em comunicação e semiótica, pesquisador na área das discursividades visuais na cultura mediática, professor de semiótica, estética da comunciação e teorias da narrativa, professor associado do departamento de estudos culturais e mídia da universidade federal fluminense e pesquisador (ppq2) do cnpq.

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Publicado

2017-12-03

Edição

Seção

Artigos | Articles