A dança em torno do concreto: a gestualidade em O universo das imagens técnicas de Vilém Flusser
Palabras clave:
Vilém Flusser, filosofia da imagem, gestualidade, imagens técnicasResumen
O objetivo deste artigo é delinear uma interpretação pautada no conceito de gestualidade, desenvolvido em O universo das imagens técnicas, livro em que Vilém Flusser se debruça com mais afinco sobre a esfera das mídias e da comunicação. Sob uma abordagem ensaística, parto de uma breve contextualização da obra e, na sequência, relaciono imagem e gesto a partir da noção flusseriana de “dança em torno do concreto”. A especificidade do conceito de imagem técnica é ilustrada com o filme Blade Runner 2049, seguindo-se para o delineamento da perspectiva da gestualidade aberta por Flusser no livro aqui revisado.Por fim, assinalo a tese de que imagens técnicas são gestos que produzem concretude, pois funcionam como meios que nos dão a ver o mundo em que vivemos.
Descargas
Publicado
2019-11-07
Cómo citar
Beccari, M. (2019). A dança em torno do concreto: a gestualidade em O universo das imagens técnicas de Vilém Flusser. GALÁxIA. Revista Interdisciplinar De Comunicação E Cultura, (42). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/41683
Número
Sección
Artigos | Articles
Licencia
Cedo a la revista Galaxia los derechos de autor para la publicación de mi artículo y consultaré al editor científico de la revista caso quiera republicarlo más adelante en un libro.


Este obra está licenciada com uma Licença