Da política no documentário às políticas do documentário: notas para uma perspectiva

Autores

  • César Geraldo Guimarães UFMG
  • Victor Guimarães UFMG

Palavras-chave:

documentário, política, representação, partilha do sensível

Resumo

Diante do crescente interesse em torno da dimensão política do cinema documentário, o artigo compara dois modos principais de apreensão do fenômeno e aponta algumas escolhas teóricas e metodológicas aí implicadas. Destacamos o predomínio da representação como operador analítico nos estudos sobre o tema e ensaiamos a proposição de uma visada alternativa, que tem como referência central o conceito de partilha do sensível e leva em conta os modos próprios de produção – ou de invenção – política do documentário. Ao final, apresentamos, para fins heurísticos, uma breve análise de Juízo (Maria Augusta Ramos, 2007), buscando investigar as possibilidades singulares de invenção política sustentadas pelo filme.

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Biografia do Autor

César Geraldo Guimarães, UFMG

Professor Associado do Departamento de Comunicação e do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFMG. Pesquisador do CNPq.

Victor Guimarães, UFMG

Mestrando junto ao PPGCOM-UFMG

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Publicado

2011-11-15

Edição

Seção

Dossiê | Dossier