A disseminação e influência da filosofia educacional de Paulo Freire na China
Palavras-chave:
Paulo Freire, Freire na China, disseminação da filosofia de Freire, influência de FreireResumo
Na década de 1980, um acadêmico chinês que realizava estudos no exterior no Chile foi atraído pela filosofia educacional de Paulo Freire ao ler suas obras em seus cursos de pós-graduação e, posteriormente, tornou-se fã de Freire. Em 1997, durante sua visita acadêmica ao México, o acadêmico compareceu ao serviço memorial de Paulo Freire após seu falecimento. A profunda admiração demonstrada por acadêmicos latino-americanos por Freire neste evento o tocou profundamente, acendendo sua paixão por disseminar a filosofia educacional de Freire na China e se tornar um propagador de sua ideologia educacional. Desde então, o acadêmico chinês tem apresentado os pensamentos e conceitos educacionais de Paulo Freire a educadores chineses por meio da publicação de livros e artigos acadêmicos. Ele disseminou as ideias de Freire sobre a reforma da educação escolar por meio de aulas em universidades de formação de professores e treinamento em serviço para professores e administradores do ensino primário e secundário. Além disso, ao se envolver em reformas curriculares nacionais, ele facilitou a integração do currículo e das ideias instrucionais de Freire ao currículo e às reformas educacionais nas escolas chinesas de ensino fundamental e médio. De fã de Paulo Freire a propagador de suas ideias educacionais, o próprio acadêmico constitui uma prova de que a filosofia educacional de Freire foi difundida na China e continuará a exercer influência na evolução e transformação da educação chinesa.
Referências
FREIRE, Paulo. Pedagogía del Oprimido. México: Siglo Veintiuno Editores, S.A., 1970.
FREIRE, Paulo. Pedagogy of the City. New York: Continuum, 1993.
FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. A Pedagogy for Liberation. Massachussets: Bergin and Garvey, 1987.
TORRES, C.A. La Praxis Educativa de Paulo Freire. México: 1978.
ZHICHENG, Huang. Pedagogy of the Oppressed – Freire’s Liberation Education Theory and Practice. Beijing: People’s Education Press.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 GALÁxIA. Revista Interdisciplinar de Comunicação e Cultura

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores de artigos publicados mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons CC-BY, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado. Os autores concedem para GALÁxIA. Revista Interdisciplinar de Comunicação e Cultura o direito de primeira publicação.


Este obra está licenciada com uma Licença