A disseminação e influência da filosofia educacional de Paulo Freire na China

Autores

  • Zhicheng Huang East China Normal University
  • Ru Wang East China Normal University

Palavras-chave:

Paulo Freire, Freire na China, disseminação da filosofia de Freire, influência de Freire

Resumo

Na década de 1980, um acadêmico chinês que realizava estudos no exterior no Chile foi atraído pela filosofia educacional de Paulo Freire ao ler suas obras em seus cursos de pós-graduação e, posteriormente, tornou-se fã de Freire. Em 1997, durante sua visita acadêmica ao México, o acadêmico compareceu ao serviço memorial de Paulo Freire após seu falecimento. A profunda admiração demonstrada por acadêmicos latino-americanos por Freire neste evento o tocou profundamente, acendendo sua paixão por disseminar a filosofia educacional de Freire na China e se tornar um propagador de sua ideologia educacional. Desde então, o acadêmico chinês tem apresentado os pensamentos e conceitos educacionais de Paulo Freire a educadores chineses por meio da publicação de livros e artigos acadêmicos. Ele disseminou as ideias de Freire sobre a reforma da educação escolar por meio de aulas em universidades de formação de professores e treinamento em serviço para professores e administradores do ensino primário e secundário. Além disso, ao se envolver em reformas curriculares nacionais, ele facilitou a integração do currículo e das ideias instrucionais de Freire ao currículo e às reformas educacionais nas escolas chinesas de ensino fundamental e médio. De fã de Paulo Freire a propagador de suas ideias educacionais, o próprio acadêmico constitui uma prova de que a filosofia educacional de Freire foi difundida na China e continuará a exercer influência na evolução e transformação da educação chinesa.

Biografia do Autor

Zhicheng Huang, East China Normal University

Professor, Institute of International and Comparative Education, and Director of the Paulo Freire Research Center, East China Normal University, Shanghai, China. His research interests are in the areas of Comparative Education, Latin America Education, International Theories of Education, Intercultural Education, Curriculum and Instruction, Administration of Education. He has been a visiting scholar in Universidad de Chile, Universidad Nacional Autonoma de Mexico, Universidad Autónoma de Madrid. And he has been as cooperative researcher in Humboldt Universitat zu Berlin, Germany; University of California, Los Angeles, USA; Canterbury Christer Church University, UK.

Ru Wang , East China Normal University

PhD Candidate, International Teacher Education Center, East China Normal University, Shanghai, China. She is an administrator in the International Center of Teacher Education, Faculty of Education. Director of the Program of Masters Degree on Educational Leadership and Management, especially for educators and administrators from developing countries in Asia, Africa and Latin America. She is currently a Ph. D Candidate in Educational Leadership and Management, Faculty of Education, Este China Normal University. She manages English very well and is skilled in translation and interpretation. She published a translation work as Conversation with Piaget.

Referências

FREIRE, Paulo. Pedagogía del Oprimido. México: Siglo Veintiuno Editores, S.A., 1970.

FREIRE, Paulo. Pedagogy of the City. New York: Continuum, 1993.

FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. A Pedagogy for Liberation. Massachussets: Bergin and Garvey, 1987.

TORRES, C.A. La Praxis Educativa de Paulo Freire. México: 1978.

ZHICHENG, Huang. Pedagogy of the Oppressed – Freire’s Liberation Education Theory and Practice. Beijing: People’s Education Press.

Downloads

Publicado

2025-12-27

Como Citar

Huang, Z., & Wang , R. (2025). A disseminação e influência da filosofia educacional de Paulo Freire na China. GALÁxIA. Revista Interdisciplinar De Comunicação E Cultura, 50(1), e71703. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/71703

Edição

Seção

Artigos | Articles