FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REFLEXÃO E TOMADA DE CONSCIÊNCIA SOBRE O USO DE PERGUNTAS NA SALA DE AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
Palavras-chave:
ensino reflexivo, prática exploratória, demanda cognitiva, perguntasResumo
A reflexão crítica por parte do professor tem sido associada tanto a melhorias da abordagem de ensino quanto ao seu empoderamento (Freire, 1970; Celani, 2001, 2003; Moita Lopes, 1996). Este trabalho relata uma pesquisa feita com quatro professores-estudantes de Letras Inglês da Universidade Federal do Espírito Santo, no ano de 2006. Objetivou-se a medir o impacto de um programa de tomada de consciência sobre o uso de perguntas pelos professores. Detectou-se que, como decorrência da reflexão crítica, o número de perguntas genuínas e de alta demanda cognitiva feitas pelos professores tende a aumentar.Downloads
Como Citar
Zaidan, J. C. S. de M., Schmildt, D. dos S., & Pimenta, V. C. (2010). FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REFLEXÃO E TOMADA DE CONSCIÊNCIA SOBRE O USO DE PERGUNTAS NA SALA DE AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA. Intercâmbio, 18. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/3553
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 1969 Junia Claudia Santana de Mattos Zaidan, Deived dos Santos Schmildt, Vitor Cardoso Pimenta
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.