O USO DO CHAT EM SALA DE AULA DE L2/LE1: ENTRE A SIMULTANEIDADE DO PARADIGMA E A INTERMITÊNCIA DO SINTAGMA

Autores

  • Ida Maria da Mota Rebelo

Palavras-chave:

Interação, Chat didático, PL2E, Didática de língua estrangeira

Resumo

Apresentamos, neste artigo, aspectos inerentes à interação em aula de LE e o modo como ocorrem e/ou se modificam no chat como tarefa de Português Segunda Língua a Estrangeiros (PL2/E). Os aspectos observados são (i) alternância entre as questões metalingüísticas e metacomunicativas (Araujo e Sa, 1996; Pierozak, 2003) e as questões referenciais (ARAUJO e SA, 1996); (ii) status do erro (Bange, 1992) e (iii) dupla focalização, no ato de comunicação e no código lingüístico (Bange, 1992; Py, 1993). Esses aspectos revelam uma modificação no comportamento dos participantes da interação de caráter didático, ao se comparar tarefas face-a-face com tarefas em chat.

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Como Citar

Rebelo, I. M. da M. (2010). O USO DO CHAT EM SALA DE AULA DE L2/LE1: ENTRE A SIMULTANEIDADE DO PARADIGMA E A INTERMITÊNCIA DO SINTAGMA. Intercâmbio, 17. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/3584

Edição

Seção

Artigos