O USO DO CHAT EM SALA DE AULA DE L2/LE1: ENTRE A SIMULTANEIDADE DO PARADIGMA E A INTERMITÊNCIA DO SINTAGMA

Autores/as

  • Ida Maria da Mota Rebelo

Palabras clave:

Interação, Chat didático, PL2E, Didática de língua estrangeira

Resumen

Apresentamos, neste artigo, aspectos inerentes à interação em aula de LE e o modo como ocorrem e/ou se modificam no chat como tarefa de Português Segunda Língua a Estrangeiros (PL2/E). Os aspectos observados são (i) alternância entre as questões metalingüísticas e metacomunicativas (Araujo e Sa, 1996; Pierozak, 2003) e as questões referenciais (ARAUJO e SA, 1996); (ii) status do erro (Bange, 1992) e (iii) dupla focalização, no ato de comunicação e no código lingüístico (Bange, 1992; Py, 1993). Esses aspectos revelam uma modificação no comportamento dos participantes da interação de caráter didático, ao se comparar tarefas face-a-face com tarefas em chat.

Cómo citar

Rebelo, I. M. da M. (2010). O USO DO CHAT EM SALA DE AULA DE L2/LE1: ENTRE A SIMULTANEIDADE DO PARADIGMA E A INTERMITÊNCIA DO SINTAGMA. Intercâmbio, 17. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/3584

Número

Sección

Artigos