ANALOGIAS E METÁFORAS COMO MEDIAÇÃO COGNITIVA NA APRENDIZAGEM DO BALÉ: UMA RELEITURA COM BASE NA TEORIA DE REDES DE INTEGRAÇÃO CONCEITUAL

Autores

  • Ana Cristina C. Pereira

Palavras-chave:

integração conceitual, expressões anlógico-metafóricas, cognição, ensino de balé

Resumo

Numa nova perspectiva, usando a Teoria de redes de Integração Conceitual (Fauconnier and Tuner, 1998), dados, previamente mostrados em tabelas-síntese, são agora apresentados e analisados em diagramas que levaram a novas conclusões. Desenhos feitos pelos estudantes em seus esforços para interpretar as expressões analógico-metafóricas, usadas pelos seus professores em aulas de balé, levaram a mesclas significativas. Novos aspectos são discutidos, particularmente a origem e a elaboração das mesclas. A nova visão mostrou alguns mecanismos não evidentes e ignorados no trabalho anterior, corroborando a esperada aplicabilidade e pertinência do uso de analogias e metáforas no ensino tradicional do balé. 

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Como Citar

Pereira, A. C. C. (2010). ANALOGIAS E METÁFORAS COMO MEDIAÇÃO COGNITIVA NA APRENDIZAGEM DO BALÉ: UMA RELEITURA COM BASE NA TEORIA DE REDES DE INTEGRAÇÃO CONCEITUAL. Intercâmbio, 16. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/3609

Edição

Seção

Artigos