A MOTIVAÇÃO COMO UM FATOR DETERMINANTE DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM DE UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA

Autores

  • Claudecy Campos NUNES Universidade de Taubaté - UNITAU

Palavras-chave:

Língua estrangeira, Ensino-aprendizagem, Motivação.

Resumo

Este artigo busca refletir sobre a motivação no processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira. Objetiva evidenciar a relevância da motivação no ensino e na aprendizagem de um idioma estrangeiro. Na realização deste trabalho, foram adotadas as contribuições teóricas de Deci e Ryan (1985), Dörnyei (2005), Gardner (2010), Hadfield e Dörnyei (2013), Lightbown e Spada (2013), Schwartz (2014), entre outros, da linha de pensamento relativa à motivação na aprendizagem de língua estrangeira. Concluímos que a motivação é um fator determinante do ensino e da aprendizagem de uma língua adicional, sendo considerada como um elemento central no processo de ensino-aprendizagem de línguas.

Biografia do Autor

Claudecy Campos NUNES, Universidade de Taubaté - UNITAU

Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté-UNITAU

Downloads

Publicado

2020-04-30

Como Citar

NUNES, C. C. (2020). A MOTIVAÇÃO COMO UM FATOR DETERMINANTE DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM DE UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA. Intercâmbio, 43. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/42326

Edição

Seção

Artigos