A ADEQUAÇÃO ÀS SITUAÇÕES DE COMUNICAÇÃO E O CONTEXTO SOCIOPOLÍTICO

Luciana DE PAULA

Resumo


O presente estudo busca elucidar a falta de relação entre a adequação do uso da língua e situações de enunciação, a falta de relação que há entre o estudo do uso da língua e questões sociais e políticas em sala de aula. A reflexão resulta de uma dúvida de um aluno pronunciada após uma atividade sobre formalidades de uso da língua em relação à situação de enunciação, alertando sobre a necessidade de se considerar questões sociais e políticas através do uso da língua, dado o contexto de efervescência social e política no qual esses alunos estão inseridos.

Palavras-chave


adequação; uso da língua; situação de enunciação; questões sociais; questões políticas

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Intercâmbio está indexada em:

        

Catálogo de Bibliotecas:

ISSN 2237-759X

A Intercâmbio e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/intercambio. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/intercambio.