A adequação às situações de comunicação e o contexto sociopolítico

Autores

  • Luciana de Paula Universidade de São Paulo, São Paulo

Palavras-chave:

adequação, uso da língua, situação de enunciação, questões sociais, questões políticas

Resumo

O presente estudo busca elucidar a falta de relação entre a adequação do uso da língua e situações de enunciação, a falta de relação que há entre o estudo do uso da língua e questões sociais e políticas em sala de aula. A reflexão resulta de uma dúvida de um aluno pronunciada após uma atividade sobre formalidades de uso da língua em relação à situação de enunciação, alertando sobre a necessidade de se considerar questões sociais e políticas através do uso da língua, dado o contexto de efervescência social e política no qual esses alunos estão inseridos.

Biografia do Autor

Luciana de Paula, Universidade de São Paulo, São Paulo

Mestre do Programa PROFLETRAS do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo - DLCV - FFLCH - USP.

Referências

ANTUNES, I. Língua, texto e ensino. São Paulo: Parábola, 2009.

ASSUNÇÃO, C. A. A.; MENDONÇA, M. C. C.; DELPHINO, R. M. Pouca ênfase no desenvolvimento da competência oral dos alunos. In: BORTONI-RICARDO, S. M.; MACHADO, V. R. (Org.). Os doze trabalhos de Hércules: do oral para o escrito. São Paulo: Parábola, 2013. p. 165

– 177.

BAGNO, M. Preconceito linguístico: o que é, como se faz. São Paulo: Edições Loyola, 2007.

BECHARA, E. Ensino da Gramática; opressão? Liberdade? São Paulo, Ática, 1989.

BAKHTIN, M. Gêneros do discurso. In: BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São. Paulo: Martins Fontes, 2003.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017.

JOLIBERT, J. Formando crianças produtoras de textos. Porto Alegre: Artmed. 1994.

RIOS, I. C. Caminhos da Humanização na saúde: prática e reflexão. São Paulo: Áurea Editora, 2009.

SILVA, C. C. BORGES F. T. Análise Temática Dialógica como método de análise de dados verbais em pesquisas qualitativas (2017). Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/1935/193554180002.pdf. Acesso em: 02 de agosto de 2020.

TERRA, E. Linguagem, língua e fala. São Paulo: Scipione, 1997.

VOLÓCHINOV, Valentin. Marxismo e filosofia da linguagem: Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem.

Tradução, notas e glossário de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo; ensaio introdutório de Sheila Grillo. São Paulo: Editora 34, 2017.

Downloads

Publicado

2021-05-28

Como Citar

Paula, L. de . (2021). A adequação às situações de comunicação e o contexto sociopolítico. Intercâmbio, 48, 40–55. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/42463

Edição

Seção

Artigos