A adequação às situações de comunicação e o contexto sociopolítico
Palavras-chave:
adequação, uso da língua, situação de enunciação, questões sociais, questões políticasResumo
O presente estudo busca elucidar a falta de relação entre a adequação do uso da língua e situações de enunciação, a falta de relação que há entre o estudo do uso da língua e questões sociais e políticas em sala de aula. A reflexão resulta de uma dúvida de um aluno pronunciada após uma atividade sobre formalidades de uso da língua em relação à situação de enunciação, alertando sobre a necessidade de se considerar questões sociais e políticas através do uso da língua, dado o contexto de efervescência social e política no qual esses alunos estão inseridos.Referências
ANTUNES, I. Língua, texto e ensino. São Paulo: Parábola, 2009.
ASSUNÇÃO, C. A. A.; MENDONÇA, M. C. C.; DELPHINO, R. M. Pouca ênfase no desenvolvimento da competência oral dos alunos. In: BORTONI-RICARDO, S. M.; MACHADO, V. R. (Org.). Os doze trabalhos de Hércules: do oral para o escrito. São Paulo: Parábola, 2013. p. 165
– 177.
BAGNO, M. Preconceito linguístico: o que é, como se faz. São Paulo: Edições Loyola, 2007.
BECHARA, E. Ensino da Gramática; opressão? Liberdade? São Paulo, Ática, 1989.
BAKHTIN, M. Gêneros do discurso. In: BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São. Paulo: Martins Fontes, 2003.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017.
JOLIBERT, J. Formando crianças produtoras de textos. Porto Alegre: Artmed. 1994.
RIOS, I. C. Caminhos da Humanização na saúde: prática e reflexão. São Paulo: Áurea Editora, 2009.
SILVA, C. C. BORGES F. T. Análise Temática Dialógica como método de análise de dados verbais em pesquisas qualitativas (2017). Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/1935/193554180002.pdf. Acesso em: 02 de agosto de 2020.
TERRA, E. Linguagem, língua e fala. São Paulo: Scipione, 1997.
VOLÓCHINOV, Valentin. Marxismo e filosofia da linguagem: Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem.
Tradução, notas e glossário de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo; ensaio introdutório de Sheila Grillo. São Paulo: Editora 34, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Luciana de Paula
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.