DE ORIGINAL A NUTELLA: A CONSTRUÇÃO DE MARCAS IDENTITÁRIAS E ESTIGMATIZAÇÃO SOBRE UNIVERSITÁRIOS INDÍGENAS

Autores

  • Viviane Braz NOGUEIRA Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (estudante de doutorado)

Palavras-chave:

indígenas, índio raiz, estigmas, identidade social

Resumo

Por meio do binômio “Original” a “ Nutella”, este trabalho analisa excertos de três entrevistas, conduzidas com estudantes indígenas ingressantes, entre os anos de 2014 e 2016, em uma universidade pública localizada no sul do Estado do Amazonas, sobre os estigmas (GOFFMAN, 2017) e o significado da expressão “índios originais” (NASCIMENTO, 2018), ambos criados por não-índios, examinando as marcas identitárias (MOITA LOPES, 2006; 2003) construídas sobre os estudantes indígenas. Os resultados da análise apontam para a insistência de estigmas e de marcas identitárias que continuam a difundir certas demarcações e, consequentemente, segregações em relação aos povos indígenas.

Biografia do Autor

Viviane Braz NOGUEIRA, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (estudante de doutorado)

Estudante de Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem, na área de Estudos de Linguísticos, da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT.

Downloads

Publicado

2021-01-14

Como Citar

NOGUEIRA, V. B. (2021). DE ORIGINAL A NUTELLA: A CONSTRUÇÃO DE MARCAS IDENTITÁRIAS E ESTIGMATIZAÇÃO SOBRE UNIVERSITÁRIOS INDÍGENAS. Intercâmbio, 47. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/42792

Edição

Seção

Artigos