PRÁTICAS CORPORIFICADAS DE CONSTRUÇÃO DA ATENÇÃO CONJUNTA EM INTERAÇÕES DE UMA CRIANÇA DIAGNOSTICADA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO

Autores

  • Fernanda Miranda da CRUZ Docente- Adjunto Universidade Federal de São Paulo http://orcid.org/0000-0002-5051-7759
  • Caroline Paola COTS Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e Adolescência da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Palavras-chave:

TEA (Transtorno do Espectro do Autismo), gestalt multimodal complexa, referência, interação corporificada, gestos

Resumo

Este artigo analisa práticas corporificadas de introdução de referentes e de construção da atenção conjunta em interações de uma criança diagnosticada com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Analisamos a organização e a coordenação temporal e sequencial de recursos multimodais mobilizados em atividades de referenciação. Esses recursos envolvem estruturas linguísticas (sintagma nominal e dêitico verbal) e gestuais (gestos de apontar e movimentos corporais indexicadores); a coordenação desses recursos entre os participantes, e a coordenação dos participantes com o mundo material. Mobilizamos para as análises os conceitos de interação corporificada, gestalt multimodal complexa e referenciação corporificada. 

Biografia do Autor

Fernanda Miranda da CRUZ, Docente- Adjunto Universidade Federal de São Paulo

Professora Associada do Departamento de Letras da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de Sao Paulo, Campus Guarulhos-SP. Possui graduação em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas- UNICAMP (2001), onde também obteve seu titulo de mestre e doutora. Doutora em Lingüística pela UNICAMP (2008) e em Sciences du Langage (2008) pela École Normale Supérieur en Lettres et Sciences Humaines (ENS-LSH), Lyon, França. Trabalha no campo dos estudos interacionais, dedicando-se às análises multimodais (gestos, corpo, fala), voltadas inclusive para contextos de patologias que afetam a linguagem, como Alzheimer e TEA (Transtornos do Espectro do Autismo). Integra o Laboratório de Investigação em Linguagem e Cognição (LabLinc) da UNIFESP.  

Caroline Paola COTS, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e Adolescência da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e Adolescência da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), sob orientação da Profa. Dra. Sueli Salles Fidalgo e co-orientação da Profa. Dra. Fernanda Miranda da Cruz. Atua como pesquisadora de treinamento Técnico III do Projeto "Ao Mínimo Gesto", com financiamento FAPESP. Mestra em Letras - Linguagem e Cognição pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, com financiamento CAPES e orientação da Profa. Dra. Fernanda Miranda da Cruz. Graduada em Letras Português - bacharelado e licenciatura pela Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo . Atuou como auxiliar na disciplina de graduação Linguagem e Cognição pelo Programa de Aperfeiçoamento Docente. Atuou como pesquisadora de Iniciação Cientifica com financiamento FAPESP.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2021-01-14

Como Citar

CRUZ, F. M. da, & COTS, C. P. (2021). PRÁTICAS CORPORIFICADAS DE CONSTRUÇÃO DA ATENÇÃO CONJUNTA EM INTERAÇÕES DE UMA CRIANÇA DIAGNOSTICADA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO. Intercâmbio, 47. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/42803

Edição

Seção

Artigos