EMBODIED ACTION AND JOINT ATTENTION IN INTERACTIONS OF A CHILD WITH AUTISM SPECTRUM DISORDER

Authors

  • Fernanda Miranda da CRUZ Docente- Adjunto Universidade Federal de São Paulo http://orcid.org/0000-0002-5051-7759
  • Caroline Paola COTS Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e Adolescência da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Keywords:

Autistic Disorder Spectrum (ASD), complex multimodal gestalt, referential practices, embodied interaction, gestures

Abstract

This article analyzes some embodied referential practices and the construction of joint attention in interactions involving a child diagnosed within the Autistic Disorder Spectrum (ASD). We analyze the organization and temporal and sequential coordination of multimodal resources mobilized in the construction reference. These resources involve linguistic structures (nominal syntactic and deictic verbal terms) and gestural (gestures of pointing and body movements); the coordination of these resources among the participants, and the coordination of the participants with the material world. We present some concepts: embodied interaction, complex multimodal gestalt and embodied referential practices. 

Author Biographies

Fernanda Miranda da CRUZ, Docente- Adjunto Universidade Federal de São Paulo

Professora Associada do Departamento de Letras da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de Sao Paulo, Campus Guarulhos-SP. Possui graduação em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas- UNICAMP (2001), onde também obteve seu titulo de mestre e doutora. Doutora em Lingüística pela UNICAMP (2008) e em Sciences du Langage (2008) pela École Normale Supérieur en Lettres et Sciences Humaines (ENS-LSH), Lyon, França. Trabalha no campo dos estudos interacionais, dedicando-se às análises multimodais (gestos, corpo, fala), voltadas inclusive para contextos de patologias que afetam a linguagem, como Alzheimer e TEA (Transtornos do Espectro do Autismo). Integra o Laboratório de Investigação em Linguagem e Cognição (LabLinc) da UNIFESP.  

Caroline Paola COTS, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e Adolescência da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e Adolescência da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), sob orientação da Profa. Dra. Sueli Salles Fidalgo e co-orientação da Profa. Dra. Fernanda Miranda da Cruz. Atua como pesquisadora de treinamento Técnico III do Projeto "Ao Mínimo Gesto", com financiamento FAPESP. Mestra em Letras - Linguagem e Cognição pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, com financiamento CAPES e orientação da Profa. Dra. Fernanda Miranda da Cruz. Graduada em Letras Português - bacharelado e licenciatura pela Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo . Atuou como auxiliar na disciplina de graduação Linguagem e Cognição pelo Programa de Aperfeiçoamento Docente. Atuou como pesquisadora de Iniciação Cientifica com financiamento FAPESP.

Published

2021-01-14

How to Cite

CRUZ, F. M. da, & COTS, C. P. (2021). EMBODIED ACTION AND JOINT ATTENTION IN INTERACTIONS OF A CHILD WITH AUTISM SPECTRUM DISORDER. Intercâmbio, 47. Retrieved from https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/42803

Issue

Section

Artigos