A ORGANIZAÇÃO RETÓRICA E AÇÃO SOCIAL EM RESENHAS LITERÁRIAS DO INSTAGRAM

Autores

  • Jhussyenna Reis de OLIVEIRA Universidade Federal do Piauí https://orcid.org/0000-0002-7663-5796
  • Francisco das Chagas Gonçalves OLIVEIRA Universidade Federal do Piauí
  • Francisco ALVES FILHO Universidade Federal do Piauí

Palavras-chave:

Resenhas literárias, Organização retórica, Instagram

Resumo

Este trabalho propõe uma reflexão a partir das resenhas literárias publicadas na rede social Instagram. É uma pesquisa descritiva e quanti-qualitativa que analisou 10 perfis que promovem leitura de obras literárias com postagens regulares chamadas pelos usuários de resenhas. O suporte teórico e metodológico principal fundamenta-se em Swales (1990), Carvalho (2005), Bezerra (2002) e Alves Filho (2018). As resenhas apresentaram 10 subfunções já descritas por Carvalho (2005), 2 descritas em Bezerra (2002) e 1 nova. Foram identificados três propósitos comunicativos: oferecer um parecer para possíveis leituras, criar uma expectativa concreta da leitura e estabelecer um vínculo com o leitor.  

Biografia do Autor

Jhussyenna Reis de OLIVEIRA, Universidade Federal do Piauí

Mestranda em Letras na Universidade Federal do Piauí (UFPI) - bolsista CAPES

Francisco das Chagas Gonçalves OLIVEIRA, Universidade Federal do Piauí

Mestrando em Letras na Universidade Federal do Piauí (UFPI) - bolsista CAPES

Francisco ALVES FILHO, Universidade Federal do Piauí

Docente do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Piauí / Doutor em Linguística (Unicamp)

Downloads

Publicado

2021-01-14

Como Citar

OLIVEIRA, J. R. de, OLIVEIRA, F. das C. G., & ALVES FILHO, F. (2021). A ORGANIZAÇÃO RETÓRICA E AÇÃO SOCIAL EM RESENHAS LITERÁRIAS DO INSTAGRAM. Intercâmbio, 47. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/49132

Edição

Seção

Artigos