COMPETÊNCIAS NA TRADUÇÃO E INTERPRETAÇÃO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS/LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ANÁLISE CONCEITUAL

Autores

Palavras-chave:

Competências Tradutórias, TILSP, Escolhas Lexicais, Estilo Tradutório, Tradução e Interpretação

Resumo

Este artigo objetiva, a partir de uma revisão de literatura, realizar uma discussão epistemológica do processo tradutório e interpretativo da Língua Brasileira de Sinais/Língua Portuguesa considerando as competências tradutórias. Para tanto, realizamos um estudo bibliográfico no qual está atrelada a uma análise conceitual que possibilite descrever, com bases nesses aspectos das competências tradutórias (RODRIGUES, 2018; GONÇALVES, 2005, 2008; ALVES, 2005), das escolhas lexicais (JAKOBSON, 2003; SOUZA, 2007; GILE, 1995; MACHADO; FELTES, 2015) e do estilo tradutório (BAKER, 2000; NIDA 1964; VINAY; DARBELNET, 1995, MENDES, 2012, entre outros). Espera-se que a discussão epistemológica deste escopo possa subsidiar a compreender o fenômeno sob uma perspectiva teórico-investigativa.

Biografia do Autor

Welbert Vinícius de Souza SANSÃO, Universidade do Minho

Doutorando em Estudos da Criança na Especialidade de Educação Especial, Centro de Investigação em Educação (CIEd), Instituto de Educação, Universidade do Minho (UMinho, Portugal), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), Professor de Libras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT), membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Interiorização da Língua de Sinais (NEPILS) e do grupo de pesquisa Práticas Pedagógicas orientadas pela teoriaHistórico-Cultural. 

Anabela CRUZ-SANTOS, Universidade do Minho

Doutora em Estudos da Criança, especialização em Educação Especial pela Universidade do Minho. Professora Auxiliar do Departamento de Psicologia da Educação e Educação Especial do Instituto de Educação da Universidade do Minho e investigadora integrada do Centro de Investigação em Educação (CIEd). 

Downloads

Publicado

2021-01-14

Como Citar

SANSÃO, W. V. de S., & CRUZ-SANTOS, A. (2021). COMPETÊNCIAS NA TRADUÇÃO E INTERPRETAÇÃO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS/LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ANÁLISE CONCEITUAL. Intercâmbio, 47. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/49408

Edição

Seção

Artigos