SMARTPHONES NO INTERVALO ESCOLAR: UM ESTUDO NO INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE – CAMPUS SÃO CRISTÓVÃO

Autores

  • Paulo BOA SORTE Universidade Federal de Sergipe - UFS
  • Laila Gardênia Viana SILVA Instituto Federal de Sergipe/ Universidade Federal de Sergipe - UFS

Palavras-chave:

Smartphones, Intervalo Escolar, Adolescentes, Interações, Escola

Resumo

Este artigo objetiva apresentar um levantamento dos principais conteúdos produzidos e acessados por estudantes do ensino médio, via smartphones, nos momentos de intervalo escolar. Os referenciais que embasam este estudo são Silva (2002), Santaella (2007; 2013), Lemke (2010), Menezes de Souza (2011) e Lankshear e Knobel (2016). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com aplicação de questionários on-line com estudantes matriculados no 1º ano dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, em 2019, no Instituto Federal de Sergipe, campus São Cristóvão. Os resultados apontam temas que despertam interesse dos adolescentes, apresentando informações relevantes para discussão no âmbito educacional e em outras esferas sociais.

Biografia do Autor

Paulo BOA SORTE, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atualmente em Estágio Pós-Doutoral na University of Miami.

Laila Gardênia Viana SILVA, Instituto Federal de Sergipe/ Universidade Federal de Sergipe - UFS

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Licenciada em Letras-Português pela Universidade Tiradentes - UNIT

Downloads

Publicado

2020-09-11

Como Citar

BOA SORTE, P., & SILVA, L. G. V. (2020). SMARTPHONES NO INTERVALO ESCOLAR: UM ESTUDO NO INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE – CAMPUS SÃO CRISTÓVÃO. Intercâmbio, 45. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/50447