APROPRIAÇÕES DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA APRENDIZAGEM DE INGLÊS
Palavras-chave:
Tecnologias Digitais, Alunos de Letras, Aprendizagem de Inglês, Universidade Federal do ParáResumo
Este trabalho investiga o uso das tecnologias digitais na aprendizagem de inglês como língua estrangeira (ILE). Para tanto, desenvolvemos um estudo de caso (GERRING, 2019) com um grupo de trinta e um alunos do curso de Letras-Inglês da Universidade Federal do Pará (UFPA). Os dados da pesquisa foram gerados pela aplicação de um questionário. O estudo se desenvolve por meio de referenciais teóricos na perspectiva das tecnologias na educação (DAMÁSIO, 2007; MORAN, 2012; COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL, 2018; entre outros). Os resultados da pesquisa apontam para o acesso à Internet por meio do uso do telefone celular e a realização de atividades que proporcionam a aprendizagem de inglês, além do uso de websites diversos e vídeos do YouTube. Nessa direção, o estudo sugere que os alunos da pesquisa são responsáveis por suas aprendizagens.